Dorival completa 20 jogos no Flamengo e supera Jorge Jesus: veja comparação com outros técnicos
Na última quarta-feira (17), Dorival Júnior chegou ao seu 20º jogo pelo Flamengo em 2022. A vitória contra o Athletico-PR por 1 a 0 com gol de bicicleta de Pedro rendeu a classificação para a semifinal da Copa do Brasil, e um aproveitamento nos jogos maior do que outros técnicos que passaram pelo clube.
Dorival chegou ao Flamengo após a demissão de Paulo Sousa. O técnico estava que está na sua terceira passagem pela Gávea estava no Ceará, e aceitou o projeto rubro-negro mesmo no meio da temporada. Após ser anunciado em junho, mesmo em pouco tempo conseguiu pegar um time com péssimo futebol e transformar em favorito aos títulos no ano.
Leia mais: Veja os elencos mais valiosos do Brasil: Flamengo não é o líder
Em segundo lugar no Brasileirão e na semifinal da Libertadores e Copa do Brasil, o Flamengo de Dorival vem com desempenho absurdo. Desde que chegou foram 15 vitórias, um empate e apenas quatro derrotas, ou seja, um aproveitamento de 76,6%.
Vale lembrar que Dorival foi anunciado em uma sexta-feira, e já dirigiu o time na derrota contra o Inter um dia depois, mesmo sem dar um treino sequer. Após pegar um time em baixa, perdeu três dos primeiros quatro jogos. Mas com tempo, acertou o time, e nos últimos 16 jogos, só perdeu uma partida. Neste intervalo, tem aproveitamento de 89,5%, com 38 gols feitos contra cinco sofridos.
Dorival superou inicio de Jorge Jesus no Flamengo
Portanto, se compararmos o aproveitamento nos primeiros 20 jogos entre Dorival e os últimos técnicos que passaram pelo Flamengo, o comandante atual só perde para Renato Gaúcho, em 2021. Veja a lista:
- Renato Gaúcho – 80% de aproveitamento (16V/2E/2D)
- Dorival Júnior – 76 % de aproveitamento (15V/1E/4D)
- Jorge Jesus – 70 % de aproveitamento (12V/6E/2D)
- Paulo Sousa – 68% de aproveitamento (12V/5E/3D)
- Domènec Torrent – 66% de aproveitamento (12V/4E/4D)
- Rogério Ceni – 58% de aproveitamento (10V/5E/5D)
Mas apesar de estar com aproveitamento abaixo de Renato Gaúcho, é inegável que a confiança que a torcida tem muito mais confiança no trabalho de Dorival, que apresenta um futebol bem mais sólido e agradável.
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.