Dono do Cruzeiro, Ronaldo tem longa história de desencontros com o Flamengo
Neste sábado (27), Flamengo e Cruzeiro se enfrentam pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será às 18h, no Maracanã. Dono do clube mineiro desde 2021, o ex-atacante Ronaldo tem uma longa história de desencontros com o Mais Querido.
Desde a desistência nas categorias de base do clube, declarações de amor e a polêmica envolvendo o Corinthians. Confira os principais momentos da história do atual dono do Cruzeiro com o Flamengo.
Leia mais: Cruzeiro terá reforço de meia que fez o Flamengo sorrir em 2022
Ronaldo foi dispensado das categorias de base do Flamengo
A história de Ronaldo Fenômeno com o Flamengo poderia ser completamente diferente. Isso porque, aos dez anos de idade, o ex-atleta participou de peneira no clube. Em entrevista ao canal de Zico no Youtube, Ronaldo revelou que desistiu da peneira pois sua família não conseguia arcar com o custo da passagem. Além disso, lamentou não ter vestido a camisa do Mengão durante sua carreira.
“Eu jogava no São Cristóvão e fui fazer um teste no Flamengo, eu tinha uns dez anos de idade. A peneira do Flamengo era aquela multidão de crianças né? Aí no primeiro teste eu passei, no segundo teste, quem coordenava era o Cantarelli, a gente tinha 3 ou 4 minutos pra mostrar alguma coisa né… eu fui lá, ele viu e me aprovou”, contou o Fenômeno.
No entanto, tinha um problema: “Eu morava em Bento Ribeiro, pra chegar na Gávea… poxa eram duas conduções pra ir e duas pra voltar. Na terceira vez que eu ia, minha mãe disse que não dava mais senão iria quebrar o orçamento da família. Ai fui para o São Cristóvão que era só um trem de Bento Ribeiro até lá, o resto eu andava. Uma pena, era meu grande sonho jogar no Flamengo”, disse Ronaldo.
Ex-jogador assistiu a jogos no Maracanã
Após afirmar em diversas oportunidades que era torcedor rubro-negro, Ronaldo aproveitou viagem ao Brasil por lesão para acompanhar o clube que dizia torcer. Assim, com a camisa do Mengão, foi ao Maracanã para acompanha clássico entre Flamengo e Botafogo. A partida terminou com vitória do Fla por 1 a 0, gol do atacante Obina.
“Eu estava lembrando com o meu pai no carro da época que ele me trazia aqui para torcer pelo Flamengo”, disse ele na chegada do estádio.
Caso envolvendo travestis
Após deixar o Maracanã, Ronaldo se envolveu em polêmica. O atacante foi acusado pela travesti Andréa Albertino de não ter pago por um programa feito na madrugada após a partida. Como prova, Andréa divulgou vídeo do atleta, ainda vestido de Flamengo, durante discussão pelo pagamento. O caso foi parar na delegacia e gerou muita repercussão.
De acordo com informações da delegacia, Ronaldo teria contratado as garotas de programa sem saber que se tratavam de travestis. Ao perceber que uma delas teria ido à favela Cidade de Deus para supostamente comprar drogas e trazer outras pessoas ao programa, Ronaldo não aceitou. Andréa teria cobrado um montante de R$ 50 mil para ficar em sigilo.
Recuperação no Flamengo e acerto com o Corinthians
Ronaldo Fenômeno foi por muito tempo um sonho dos torcedores do Flamengo. Afinal, o campeão do mundo com a Seleção Brasileira, por mais de uma vez vestiu vermelho e preto, declarou-se torcedor do clube e revelou planos de defender o time nem que fosse para encerrar a carreira.
No entanto, o jogador teve a chance de defender o clube em 2008. Ronaldo passou três meses se recuperando de grave lesão no joelho na Gávea e animou os torcedores que imaginavam que finalmente iriam ver o atacante com as cores do clube em campo. No fim, o ex-atleta acertou com o Corinthians e foi defender o clube paulista. Vale destacar que, após o acerto, pouquíssimas vezes comentou a torcida pelo Flamengo.
Recentemente, voltou a comentar o assunto e a torcida pelo clube. Em entrevista ao Flow Sports, Ronaldo afirma que não foi procurado por ninguém do Rubro-Negro e revelou decepção.
“Eu também tinha [certeza de que jogaria no Flamengo]. Flamenguista doente, treinando lá todo dia. Esperando alguém… Eu fiquei quatro meses treinando na Gávea, treinando com o time principal do Flamengo. Não fazia coletivo, mas fazia tudo. Eu tinha certeza absoluta que eu iria jogar lá. Os caras [direção] iriam ver: ‘Chega aí, vamos fazer uns testes, ver como está’, qualquer coisa. Não fizeram nada. Acho que era o Márcio Braga o presidente”
Por outro lado, o ex-presidente Márcio Braga rebateu as declarações e deu nova versão para o caso. Márcio afirma que conversou com os representantes de Ronaldo e o próprio atacante afirmou o desejo de ficar no Mengão. Mas dias depois assinou contrato com o Corinthians.
Leia também: Árbitro que mentiu sobre Diego na súmula apita Flamengo x Cruzeiro
Confrontos em campo
Depois de assinar com o Corinthians, Ronaldo Fenômeno encontrou o Flamengo em duas oportunidades especiais para o clube rubro-negro. Primeiramente, no dia 29 de novembro de 2009, esteve em campo na vitória do Fla por 2 a 0 sobre o clube paulista. Vitória que fez o clube assumir a liderança do Brasileirão na penúltima rodada e foi fundamental no título nacional mais emocionante da era dos pontos corridos.
Em seguida, em 2010, Ronaldo esteve presente na eliminação do Corinthians da Libertadores da América. O Mengão se classificou no torneio continental após vencer o time do atacante por 3 a 1 no placar agregado. O atacante foi responsável pelo o único gol dos paulistas no confronto.
Agora, Flamengo e Cruzeiro se enfrentam pela primeira vez desde que Ronaldo Fenômeno assumiu o comando do time mineiro.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.