Dois anos do Tri da Libertadores: relembre a campanha histórica em 2022
Há dois anos o Flamengo era campeão invicto da Libertadores e chegava ao tricampeonato da competição. O Mengão venceu 12 dos 13 jogos no torneio, um aproveitamento de 94,9%, sendo esse, o segundo maior da história da competição desde 1960. Relembre com o MRN a campanha histórica.
Apenas o Estudiantes, da Argentina, campeão em 1969, conseguiu um aproveitamento melhor que o do Rubro-Negro nesse período. Com 100% de aproveitamento, os argentinos chegaram nesse numero disputando apenas quatro jogos (semifinal e final), na época que a Libertadores funcionava em outro formato.
➕ Dois anos do Tri da Libertadores: data da conquista emociona torcedores
Relembre a campanha do Flamengo na Libertadores 2022
A campanha do Flamengo na Libertadores de 2022 foi um verdadeiro espetáculo. O time comandado por Paulo Sousa e, posteriormente, pelo técnico Dorival Jr, se tornou uma das mais dominantes do futebol sul-americano com uma campanha inesquecível.
Na fase de grupos, o Mengão teve um desempenho impecável, terminando na liderança do grupo H. Com cinco vitórias e apenas um empate, o time teve o 3º melhor ataque e a segunda melhor campanha -empatado com o River Plate.
Superando times como Sporting Cristal, do Peru, Universidad Católica, do Chile e Talleres da Argentina, o único que arrancou um empate do Rubro-Negro, o Flamengo encaminhou uma classificação tranquila para as oitavas, onde enfrentaria o Tolima.
Após fazer 1 a 0 na ida, o Flamengo fez na volta, no Maracanã, uma das maiores goleadas em mata-mata da história da Libertadores. Um 7 a 1 com direito a quatro gols de Pedro selou a classificação para as quartas.
Nas quartas, confronto diante de um brasileiro, o Corinthians. Time que viria a ser o rival do Mais Querido na final da Copa do Brasil daquele mesmo ano, não conseguiu parar o Mengão: que venceu por 2 a 0 em Itaquera, e por 1 a 0 no Maraca.
Já nas semis mais uma atuação que comprovava que aquele Flamengo era o grande candidato ao título. Enfrentando o Veléz, da Argentina, em pleno estádio do adversário, o Rubro-Negro deu show. Com um implacável 4 a 0, com hat-trick de Pedro e um de Everton Ribeiro, o Mengo praticamente garantiu a ida para a final. No Maracanã mais uma vitória, 2 a 1, e, assim, chegou à final.
Contra o Athlético-PR, a final diferente dos demais confrontos anteriores, sem dominância do Flamengo. Com um jogo bastante equilibrado desde o início, teve na expulsão do zagueiro do time paranaense Pedro Henrique uma mudança no panorama do jogo. Assim, depois de boa trama pela direita entre Everton Ribeiro e Rodinei, a bola parou nos pés de Gabigol, o Predestinado. Com um toque único ele garantiu o Tri do Mengão, em Guayaquil.