Dois anos do Tri da Libertadores: relembre a campanha histórica em 2022

Atualizado: 29/10/2024, 22:08
Filipe Luís e Rodrigo Caio deixam o Flamengo e gera comoção de torcedores na web

Há dois anos o Flamengo era campeão invicto da Libertadores e chegava ao tricampeonato da competição. O Mengão venceu 12 dos 13 jogos no torneio, um aproveitamento de 94,9%, sendo esse, o segundo maior da história da competição desde 1960. Relembre com o Mundo Bola a campanha histórica.

Apenas o Estudiantes, da Argentina, campeão em 1969, conseguiu um aproveitamento melhor que o do Rubro-Negro nesse período. Com 100% de aproveitamento, os argentinos chegaram nesse numero disputando apenas quatro jogos (semifinal e final), na época que a Libertadores funcionava em outro formato.

Dois anos do Tri da Libertadores: data da conquista emociona torcedores

Relembre a campanha do Flamengo na Libertadores 2022

A campanha do Flamengo na Libertadores de 2022 foi um verdadeiro espetáculo. O time comandado por Paulo Sousa e, posteriormente, pelo técnico Dorival Jr, se tornou uma das mais dominantes do futebol sul-americano com uma campanha inesquecível.

Na fase de grupos, o Mengão teve um desempenho impecável, terminando na liderança do grupo H. Com cinco vitórias e apenas um empate, o time teve o 3⁠º melhor ataque e a segunda melhor campanha -empatado com o River Plate.

Superando times como Sporting Cristal, do Peru, Universidad Católica, do Chile e Talleres da Argentina, o único que arrancou um empate do Rubro-Negro, o Flamengo encaminhou uma classificação tranquila para as oitavas, onde enfrentaria o Tolima.

Após fazer 1 a 0 na ida, o Flamengo fez na volta, no Maracanã, uma das maiores goleadas em mata-mata da história da Libertadores. Um 7 a 1 com direito a quatro gols de Pedro selou a classificação para as quartas.

Nas quartas, confronto diante de um brasileiro, o Corinthians. Time que viria a ser o rival do Mais Querido na final da Copa do Brasil daquele mesmo ano, não conseguiu parar o Mengão: que venceu por 2 a 0 em Itaquera, e por 1 a 0 no Maraca.

Já nas semis mais uma atuação que comprovava que aquele Flamengo era o grande candidato ao título. Enfrentando o Veléz, da Argentina, em pleno estádio do adversário, o Rubro-Negro deu show. Com um implacável 4 a 0, com hat-trick de Pedro e um de Everton Ribeiro, o Mengo praticamente garantiu a ida para a final. No Maracanã mais uma vitória, 2 a 1, e, assim, chegou à final.

Contra o Athlético-PR, a final diferente dos demais confrontos anteriores, sem dominância do Flamengo. Com um jogo bastante equilibrado desde o início, teve na expulsão do zagueiro do time paranaense Pedro Henrique uma mudança no panorama do jogo. Assim, depois de boa trama pela direita entre Everton Ribeiro e Rodinei, a bola parou nos pés de Gabigol, o Predestinado. Com um toque único ele garantiu o Tri do Mengão, em Guayaquil.





Compartilhe
Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.