Documentário que conta final da Libertadores 2019 disputa premiação em festival de cinema

14/11/2020, 15:41
“Catarse”, que conta a final da Libertadores diante dos olhos da torcida do Flamengo, disputa premiação em festival de cinema de futebol

“Catarse”, que conta a final da Libertadores através dos olhos da torcida do Flamengo, disputa premiação em festival de cinema de futebol

O documentário “Catarse” foi indicado ao CineFoot, o único festival de cinema de futebol do Brasil e um dos pioneiros da América Latina. O filme é uma curta-metragem independente e retrata o sentimento da nação rubro-negra momentos antes do Flamengo conquistar a Copa Libertadores de 2019, em Lima, no Peru. A obra concorre à premiação com mais 36 filmes nacionais e estrangeiros, na categoria Mostra Competitiva Internacional de Curta-Metragem.

Leia também: Desfalcado, Atlético-GO desembarca no Rio para enfrentar o Flamengo

A 11ª edição do CineFoot acontece entre os dias 20 a 27 de novembro, no formato on-line e com acesso gratuito em todo o território nacional. A exibição de “Catarse” será no dia 21, às 15h. Em 2021, o filme será publicado no Canal Mais Nação, no YouTube.

Com direção de Daniel Brunet, “Catarse” apresenta entrevistas de torcedores que foram até a capital peruana assistir à final da Libertadores e mostra o caldeirão de emoções que se formou no coração rubro-negro no dia em que o Flamengo conquistou as Américas pela segunda vez. O documentário é uma curta-metragem com duração de 17 minutos.

“Eu ia ver o jogo, tinha decidido viajar para ver a final. E quando consegui comprar as passagens e reservar hospedagem, pensei: ‘por que não fazer um filme?’. Não havia motivos para não fazer. Botei minha câmera na mala e fui pra Lima. Eu queria fazer um filme sobre como é conquistar algo depois de muito tempo, que é o que poderia acontecer em Lima. O Flamengo não vencia a Libertadores há 38 anos. Mas, em Lima, e depois, no Rio, vendo as imagens, percebi que o filme era outro. Era sobre o que sentimos. ‘Catarse’ eterniza o sentimento que existiu em Lima”, conta Brunet.

Depois de participar do festival, o diretor Daniel Brunet pretende exibir o documentário em alguns pontos espalhados pelo Rio de Janeiro. A primeira exibição será no dia 23 de novembro, exatamente um ano após a conquista do bicampeonato da Libertadores, no Maraca Hostel, Zona Norte do Rio. Nos finais de semana posteriores, o filme será exibido em bares pela cidade.

Ajude a divulgação rubro-negra de qualidade: Seja apoiador do MRN e participe do nosso grupo de Whatsapp

*Imagem: Divulgação


Partilha
Denise Neves
Autor

Futebol e política se misturam sim. @eudeniseneves