Documentário de Vini Jr irrita Valencia: 'Injustiça e falsidade'

'Baila, Vini' é o documentário sobre Vini Jr recém-lançado na plataforma da Netflix. O hype está alto, tanto que a produção foi tema no clássico entre Flamengo e Botafogo no último domingo (18), com uma bandeira 3D do craque. Mas nem todos estão felizes.
➕Valencia estuda processar Netflix por cenas em documentário sobre Vini Jr
Principalmente os que foram racistas com o craque e aparecem no documentário sendo expostos. Um dos casos mais graves sofridos pelo atleta aconteceu no Mestalla, em 2023, em jogo do Real Madrid contra o Valencia.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-18, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Um grupo, finalmente, foi identificado e preso, evidenciando a mudança da estrutura espanhola causada por Vini Jr no país. Mas durante a partida, torcedores imitaram sons de macaco, além de muitas outras ofensas disparadas em direção ao brasileiro.
Ou seja, obviamente, a maioria dos racistas seguiu com a impunidade, apesar da condenação de alguns torcedores. Mas para o Valencia, a produção em homenagem a Vini Jr é mentirosa.
O clube publicou nota oficial nas redes sociais, nessa segunda-feira (19), alegando que o documentário é injusto e falso com o Valencia.
A nota do Valencia sobre 'Baila, Vini'
"Diante da injustiça e das falsidades cometidas contra os torcedores do Valencia, o clube exigiu por escrito uma retificação imediata da produtora do documentário sobre o ocorrido no Mestalla e que não corresponde à realidade. A verdade e o respeito pelos nossos fãs devem prevalecer. O Valencia reserva-se o direito de tomar medidas legais", escreve o clube.
Valencia entende que houve confusão na tradução
Segundo o jornal Marca, o posicionamento do Valencia se dá por entender que o documentário generaliza a situação. Para o clube, o ocorrido foi isolado, com um grupo de torcedores envolvidos.
Além disso, o Valencia entende que um dos gritos foi de 'tonto', ou seja, 'tolo', e não 'mono', que seria 'macaco'. Para o clube, a produção confunde o cântico.
Torcedores refutam nota com vídeos do ataque a Vini Jr
Apesar da tentativa do Valencia, o tiro saiu pela culatrada. Mesmo alguns torcedores espanhóis identificaram que a injustiça partiu dos torcedores do Valencia, e o ataque a Vini Jr aconteceu.
Um vídeo, de fato, mostra que alguns torcedores chamaram o craque de 'tonto'. No entanto, o que o clube ignora é que segundo antes disso, todo o estádio imitou sons de macaco, em uma clara ação preconceituosa.
Your fans literally recorded what happened 😂😂 @josetekeloke and nothing has happened to them pic.twitter.com/fdIFkRGeP0
— fan account (@Asensii20) May 19, 2025
Além disso, outro vídeo, ainda do lado de fora do estádio, mostra uma grande quantidade de torcedores por toda a rua entoando: "Vini eres um mono", ou seja, "Vini é um macaco". Contra as imagens feitas pelos próprios torcedores, o Valencia não pode brigar.
Esto es la IA entiendo...no? pic.twitter.com/1DcRriDY03
— Kiikelon (@Dudios14) May 19, 2025