Do inferno ao céu: Fla chega a estar eliminado, mas reage no quarto final e avança para o Final Four

28/02/2016, 23:23

Em situação bem favorável, o FlaBasquete enfrentou a equipe da casa, o Guaros de Lara (VEN), podendo perder por até 23 pontos que se classificaria para o Final Four da Liga das Américas. Para não dar chance ao azar, o técnico José Neto mandou a quadra o mesmo quinteto das outras duas partidas: Rafael Luz, Marquinhos, Jason Robinson, Rafael Mineiro e Jerome Meyinsse. Já Nestor "Che" García, que também é técnico da seleção Venezuelana, mandou o seguinte quinteto para a quadra: Luis Bethelmy, Zachary Graham, Tyshawn Taylor, Damien Wilkins e Nestor Colmenares. 

Rafa Luz foi um dos responsáveis pela reação no 4º Quarto (photo: Jose Jimenez-Tirado/FIBA Américas)

A partida começou equilibrada em Barquisimeto (VEN), com a equipe mandante abrindo 10 a 4 no início aproveitando o jogo na área pintada. Cometendo os mesmo erros, o Rubro-Negro viu o Guaros abrir 15 a 4 e José Neto teve que parar a partida. Após o tempo, JP Batista entrou junto com Ronald Ramon e comandou a corrida de 6 a 0 do Mengo que cortou a diferença para apenas cinco pontos, 15 a 10, mas voltou a cometer falhas na defesa e terminou o primeiro quarto perdendo por 26 a 16. Os destaques do quarto foram Damien Wilkens (GUA) com 8 pontos, Nestor Colmenares (GUA) com 4 rebotes e Rafael Mineiro (FLA) com 6 pontos.

No segundo período, a equipe venezuelana abriu a sua maior vantagem na partida, 32 a 20. Enfrentando uma equipe de melhor nível, mas sem demonstrar a famosa disposição, o Rubro-Negro continuou errando muito e viu os donos da casa abrirem dezessete pontos, 42 a 25, obrigando o segundo tempo de Neto. Após o tempo, o time continuou jogando pessimamente e viu o Guaros de Lara abrir vinte pontos, 49 a 29, e conseguiu ir para o intervalo vencendo por vinte e um pontos, 56 a 35 (30 a 19 no quarto). Os destaques do quarto foram Damien Wilkens (GUA) com 7 pontos e Guevara (GUA) com 4 assistências. 

Rafa Mineiro foi o maior reboteiro da equipe na derrota. (photo: Jose Jimenez-Tirado/FIBA Américas)

Na volta do intervalo, o Orgulho da Nação voltou melhor e abriu o terceiro quarto com uma corrida de 7 a 0, cortando a desvantagem para catorze, 56 a 42. Mas como nem tudo são flores, o time venezuelano se reencontrou na partida e abriu 78 a 53, diferença que eliminava o Flamengo. Com uma corrida de 7 a 2 no minuto final do quarto, com direito a uma bola de três de Marquinhos no estouro do relógio, o FlaBasquete foi para o último quarto perdendo por 80 a 60 (Fla 25 a 24 no quarto), diferença que ainda classificava o Mengão.

No período final, o rubro-negro novamente começou com vontade e imprimiu uma corrida de 9 a 2, cortando a diferença para treze, 82 a 69, forçando o tempo de Nestor García. Após o tempo, a defesa enfim apareceu e o Orgulho da Nação cortou a vantagem para seis pontos, 84 a 78, em ótimo quarto de Rafael Luz. Após o Guaros abrir nove pontos, 88 a 79, Neto parou o jogo para tranquilizar a equipe já que a vaga, enfim, estava garantida. Após o tempo, o rubro-negro cortou ainda mais a diferença, o suficiente para definir os confrontos do Final Four. Flamengo 87 x 92 Guaros de Lara.

No Final Four, que iniciará no dia 11/03, o FlaBasquete pegará o Bauru e o Guaros enfrentará o Mogi das Cruzes. A final será no dia seguinte (12).

O próximo compromisso do Orgulho da Nação é no dia 04/03 às 19h30min contra o Pinheiros, no ginásio Poliesportio Henrique Villaboim, em São Paulo.

Destaques do Flamengo:

Pontos: JP Batista com 21 pontos

Assistências: Rafael Luz com 6 assistências

Rebotes: Rafael Mineiro com 6 rebotes


Partilha