Do Flamengo a Paris: Murilo Sartori vai disputar 2ª Olimpíada da carreira
O nadador Murilo Sartori vai representar o Brasil nas Olimpíadas de Paris, a segunda de sua carreira e primeira como atleta do Flamengo. Aos 22 anos, o atleta é um dos 10 rubro-negros classificados restando 25 dias para a abertura. Em série de matérias sobre a história do Fla no torneio, o Mundo Bola conta a trajetória de um dos representantes do terceiro esporte que mais deu medalhas a esportistas do clube.
Murilo Sartori é atleta do Flamengo desde janeiro de 2023 e acumula bons resultados desde então. Ele representa o clube, Seleção Brasileira e também a Universidade de Louisville. Quando chegou ao Rubro-Negro, já era medalhista mundial júnior e de piscina curta, além de ter participado de Tóquio 2020, e deu prosseguimento ao processo de evolução com o Manto Sagrado.
➕ Do Flamengo a Paris: Rebeca Andrade se prepara para fazer história
Sartori garantiu vaga nas Olimpíadas de Paris ao vencer os 200m livre no Troféu Brasil pelo Flamengo, que foi Seletiva Olímpica da natação. O rubro-negro não nadou abaixo do índice, mas foi convocado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos para formar equipe do revezamento 4x200m livre masculino.
Essa foi a principal conquista do atleta desde que representa o Flamengo, mas cerca de um ano e meio foi o suficiente para conquistar mais medalhas pelo clube.
A começar com a prata no 200m livre masculino Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação, prova que está entre os melhores do país, com índice que o classificou para o Mundial de Fukuoka. Mas antes de ir ainda teve tempo para mais dois pódios.
Ele foi novamente prata nos 200m livre e também segundo lugar na equipe do revezamento 4x100m livre do Campeonato Brasileiro Interclubes de Inverno, torneio que o Flamengo foi campeão geral. Além de Murilo, a equipe foi formada por Guilherme Caribé, Gabriel Almeida Oliveira e Felipe Rosa Messias.
Ele subiu ao pódio em todos os torneios que disputou pelo Fla e possui quatro medalhas. Agora, será o único nadador olímpico do Brasil que irá competir no Campeonato Brasileiro, em Recife, a partir desta terça-feira (2). Ele está escalado para 100m e 200m livre, além dos revezamentos 4x100m e 4x200m livre.
Medalhas com a Seleção Brasileira
O ano como atleta do Flamengo foi importante também para Murilo na Seleção Brasileira. Afinal, foi em 2023 que ele conquistou sua primeira medalha individual na seleção adulta, com o bronze nos 200m livre do Pan-Americano de Santiago, no Chile.
Foi na mesma competição que ele conquistou o ouro no revezamento 4x200m livre ao lado de Breno Correia, Fernando Scheffer e Guilherme Costa. Além disso, a equipe brasileira ficou no oitavo luar no Mundial de Natação 2023.
Mas vale destacar também que, em 2022, antes de chegar ao Flamengo, Murilo Sartori Fernando Scheffer, Vinicius Assunção, e Breno Correia estabeleceram novo recorde sul-americano na prova e ficaram na quarta colocação geral do Mundial.
Vale menção também ao tempo de 1:31.42 nas 200 jardas livre que conquistou nadando pela Universidade de Lousville, em março. O índice rendeu ao atleta o recorde brasileiro em jardas e vaga na final do Campeonato Americano Universitário Divisão I Masculino do NCAA. Foi a terceira participação do nadador no torneio universitário e segunda final.
Murilo Sartori nos Jogos Olímpicos de Paris 2024
A expectativa para o revezamento 4x200m livre masculino do Brasil é que conquiste vaga na final sem grandes dificuldades. Serie uma grande surpresa Murilo Sartori e restante da equipe não nadar em tempo suficiente, mas a briga por medalhas parece mais distante.
O Brasil não está entre os favoritos para vencer a prova, e as projeções pouco antes do torneio começar apontam para necessidade de diminuir em cerca de cinco segundos o melhor tempo para conseguir disputar o pódio. Favorita, a equipe da Grã-Bretanha nadou a 6:19.81.
O atleta do Flamengo entra em ação nas Olimpíadas de Paris a partir do dia 27 de julho, e se prosseguir até as finais, pode estender sua estadia na França até 4 de agosto. Nanterre, comuna francesa há pouco mais de 12 km do centro de Paris, sedia a disputa da Natação.