DM lotado: Flamengo bate recorde de lesões em 2023

28/12/2023, 09:30
Gabriel Barbosa, do Flamengo, reage após se machucar durante partida entre Vélez Sarsfield e Flamengo

A temporada chegou ao fim para o Flamengo e agora o torcedor procura entender o que explica o 2023 atípico vivido pelo clube. Entre outros motivos, as consecutivas lesões são parte dos resultados negativos do Rubro-Negro ao longo do ano. Isso porque o número de jogadores machucados foi o mais expressivo em 8 anos. Confira:

O levantamento foi feito pelo GE e constitui uma série histórica sobre lesões feita pelo portal desde 2016. Em tal ano, aliás, o Flamengo registrou o menor número de atletas contundidos da pesquisa, com apenas 22.

Leia mais: Thiago Maia vê com bons olhos saída do Flamengo para Corinthians

Já em 2023, no entanto, o Maior do Rio sofreu com problemas clínicos. Ao todo, foram 42 baixas médicas na temporada, revelando aumento de 62% em relação a 2022. A quantidade registrada divide o topo da lista com os anos de 2017 e 2021, que somaram o mesmo número de lesões sofridas pelo Flamengo.

Além disso, enquanto 2018 e 2019 apresentaram número de baixas moderado, com um total de 25 e 27 respectivamente, 2020 foi o mais próximo de alcançar o topo da pesquisa. Isso porque no ano do Octacampeonato Brasileiro o Flamengo atingiu marca de 35 lesões.

Flamengo diminuiu rodízio de atletas em 2023

Em 2022, devido ao alto número de competições simultâneas, o Flamengo adotou uma estratégia com foco no rodízio do elenco. No total, foram 52 jogadores utilizados ao longo do ano, normalmente com o time principal nas Copas e o time alternativo no Campeonato Brasileiro.

Já na atual temporada o Rubro-Negro mudou a postura. Em 2023, foram utilizados apenas 43 atletas diferentes, nove a menos em relação ao ano passado. Dentre os que mais atuaram, destacam-se Ayrton Lucas (65 jogos), Fabrício Bruno (64), Thiago Maia (64) e Everton Cebolinha (64).

E se estes se sobressaíram pelo alto número de jogos disputados, tiveram também os destaques negativos nesse aspecto. O maior prejudicado foi Matheuzinho, que ficou ausente por 32 partidas devido a sua fratura na tíbia da perna esquerda. Além do lateral, Filipe Luís (24), Erick Pulgar (20), David Luiz (19) e Arrascaeta (16) foram outros jogadores que se ausentaram em quantidade significativa de jogos.

Gabigol revelou ter jogado com lesão durante o ano

Em entrevista recente ao ‘PodPah’, Gabigol admitiu que enfrentou uma lesão durante o ano inteiro. O atacante não minimizou o problema na coxa e apontou o incômodo como um dos motivos para seu desempenho abaixo na temporada.

O músculo da coxa, inclusive, foi a região que trouxe mais desfalques para jogadores do Flamengo no ano. Ainda segundo o GE, foram 22 casos semelhantes aos de Gabigol.

Além disso, o Departamento Médico do Fla registrou problemas no tornozelo (6), joelho (5), pé (4) e quadril (3). Outras lesões em regiões como a panturrilha e a canela foram reveladas apenas uma vez na pesquisa.


Partilha