Diretor da série de Eurico revela trauma de cartola com Flamengo

Atualizado: 14/11/2023, 09:02
Eurico Miranda Flamengo série

A série ‘A Mão do Eurico’, que conta a história de Eurico Miranda, ex-presidente do Vasco, tem o Flamengo como um dos temas centrais. Os episódios que já estão disponíveis no Globoplay, foram revelados com detalhes pelos diretores Raphael Pirrho e Chico Trigo no Charla Podcast. Os profissionais são os responsáveis pelo documentário.

De acordo com Chico, Eurico Miranda falava desde criança que seu objetivo na vida era combater o ‘monopólio’ que o Flamengo tinha na TV e na FERJ (Federação Carioca de Futebol).

Leia também: Landim muda planos sobre a renovação de Gabigol com Flamengo

“Acho que ele fez atingir chegar essa rivalidade nos níveis mais febris possíveis. O Eurico ficava revoltado que o Vasco não tinha voz na federação. Tudo em tese, na cabeça dele, era comandado por Flamengo e Fluminense. Ele precisava quebrar esse monopólio. Ele também sempre achava que o maior clássico tinha que ser das duas maiores torcidas. Isso aí menino, dizem que ele menino já falava isso”, disse Chico.

Já Raphael Pirrho destacou que o início dos anos 80, período em que o Flamengo teve sua geração de ouro, foi o ‘estopim’ para Eurico Miranda ativar sua vida política no Vasco.

“Era estratégia dele. Esse negócio com o Flamengo e com o Fluminense. Eles moravam na Zona Sul, a família se estabeleceu na Urca, mas era uma família de português que torcia para um time de Zona Norte. Havia muito preconceito e isso gerava uma raiva nele. Sobre o Flamengo, contamos isso também. Quando ele começa a ter voz ativa, a partir dos anos 80, ele começa a ter embates com o Fla na federação”, acrescentou Pirrho.

Para Eurico Miranda, maior clássico do Rio sempre foi Flamengo e Vasco

“Acho que foi uma coisa de sentimento e de uma certa forma também estratégica, ele querer fazer isso com Flamengo e Vasco. Não é que o Eurico criou a rivalidade de Flamengo e Vasco, os dois clubes são enormes, mas ele polariza o futebol carioca nesses dois times propositalmente”, finalizou Raphael Pirrho.


Compartilhe
Yago Martins
Autor
Jornalista formado pela Unisuam, 27 anos, natural do Rio de Janeiro. Atua na comunicação desde 2018, com passagens por rádio, TV e portais esportivos. Apaixonado por esporte e jornalismo.