Direção do Flamengo crava real chance de virar SAF no futuro

Atualizado: 01/11/2023, 21:00

Na próxima quarta-feira, às 18h30 (horário de Brasília), acontecerá uma palestra na Gávea (sede do Flamengo) dada pelo advogado Marcos Motta, um dos principais profissionais na questão de direito desportivo dentro do futebol. Entretanto, o assunto será relacionada a SAF (Sociedade Anônima do Futebol).

Em resumo, a reunião irá abordar o que pode mudar no futebol brasileiros nos próximos cinco anos com a injeção de dinheiro internacional em diversos clubes no país. Por enquanto, Bragantino, Cruzeiro, Vasco da Gama e Bahia adotaram um modelo. Em entrevista ao GE, o presidente Conselho de Administração do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, falou sobre o evento.

Leia também: Agente de Vítor Pereira abisma rádio ao explicar ‘sim’ ao Flamengo

”O Flamengo pretende entender o contexto que está acontecendo no mundo do futebol com a criação de empresas, que no Brasil têm sido mais conhecidas como SAF’s. Não vai ser a primeira palestra, fizemos uma falando sobre a condição econômico-financeira dos demais clubes com o Fernando Ferreira, da Pluri. Ele falava como alerta da importância que a SAF’s podem ter no futebol mundial, em especial no Brasil nos próximos 10 anos, e o Flamengo não pode estar alheio a isso”, disse Bap.

SAF no Flamengo? Por enquanto não

Entretanto, Bap afirmou que em um futuro próximo, não enxerga o Fla adotando o projeto SAF. Mas faz a ressalva que o clube está atento ao mercado.

”Não, o Flamengo não tem interesse em avaliar a venda de nenhum pedaço de uma possível SAF do Flamengo. Flamengo está avaliando todas as possibilidades para que o clube esteja antenado ao que está acontecendo no mercado, que está mudando muito rapidamente”, confessou, antes de acrescentar que o modelo de uma possível SAF do Mengão ainda não foi nem pensada. Clubes como Vasco e Botafogo, por exemplo, venderam mais do que 50% de suas ações.

”Se no futuro tiver que ser por meio de SAF’s, o Flamengo quer estar absolutamente preparado para isso. Se o Flamengo tem uma predileção especial por SAF’s? Não, não temos, mas o Flamengo vai seguir, de acordo com a nossa filosofia, lutando para vencer, vencer, vencer”, finalizou.


Compartilhe
Yago Martins
Autor
Jornalista formado pela Unisuam, 27 anos, natural do Rio de Janeiro. Atua na comunicação desde 2018, com passagens por rádio, TV e portais esportivos. Apaixonado por esporte e jornalismo.