Diferença de rotação: time do Flamengo escolhe jogos para competir?

23/06/2023, 13:47
Flamengo reunido antes de jogo da Libertadores

A ilusória sequência de 10 jogos sem perder chegou ao fim de maneira trágica. Em mais uma partida assustadora em 2023, o Flamengo foi humilhado pelo Bragantino e sofreu 4×0 no Nabi Abi Chedid, pelo Brasileirão. Após a partida, um senso comum volta a se instalar entre os rubro-negros: o time escolhe quando jogar.

Vindo de uma sequência de quatro vitórias consecutivas e com a Data Fifa proporcionando o tão sonhado “tempo para treinar”, a equipe de Jorge Sampaoli foi dominada em todos os aspectos do jogo e não apresentou qualquer evolução. A fim de justificar a atuação vexatória, a vontade dos jogadores é questionada pela opinião pública.

Leia mais: Vitor Pereira quer esquecer Flamengo, mas não descarta volta

Para o jornalista Mauro Cezar Pereira, por exemplo, o problema é claro: os jogadores escolhem os jogos que querem competir:

“Esses jogadores já fizeram papel ridículo com outros técnicos, com Paulo Sousa, com Dorival no final da temporada passada, teve papelão também com Vítor Pereira na final do Carioca, teve papelão ontem com o Sampaoli e teve papelão até com o interino, o Mario Jorge, que era o técnico naquela derrota para o Maringá, quando o comportamento foi muito parecido com o de ontem. Esses jogadores jogam quando querem, principalmente quando jogam no Rio”, afirmou.

A opinião de Mauro Cezar corrobora com diversos influencers e torcedores do Flamengo nas redes sociais. Afinal, como pode um time ter atuações como contra o Fluminense, por exemplo, e outras como a contra o Ñublense, em um intervalo de uma semana?

Flamengo coleciona vexames em 2023

Assim, surrado pelo Bragantino, o Flamengo coleciona partidas abaixo da crítica em 2023. Em diversos momentos da temporada, o time dá razões para a torcida acreditar que realmente escolhe as partidas em que quer competir de verdade. A lista de vergonhas do clube com melhor e mais caro elenco da América do Sul é extensa.

Apesar de ter perdido para o Al Hilal, ser vice da Supercopa e da Recopa, além de derrotas para Vasco e Fluminense na Taça Guanabara, por exemplo, a partida que representa bem esse espirito “passivo” do Flamengo é a decisão do Campeonato Carioca. Depois de vencer o jogo de ida por 2×0, o time de Vitor Pereira levou uma goleada do Fluminense e ficou com o vice em partida assustadora.

Mas além da final, o Flamengo irritou seu torcedor atuando abaixo da rotação em outras oportunidades: Aucas, Maringá, Bahia e Ñublense são alguns dos bons exemplos. Desse modo, contra o time chileno, viralizou nas redes sociais o desabafo do jornalista Gabriel Simões, da TNT, que seguiu a mesma linha de Mauro Cezar Pereira:

“Estamos todos querendo fazer o programa aqui hoje, diferente do Flamengo que não queria jogar ontem. Não queria correr. É uma coisa chata, né? Ter que jogar Libertadores. É meio chato, assim, a galera está meio de saco cheio de jogar futebol. Está ganhando pouco também”, ironizou.

Leia mais: Sem muletas para explicar vexame, Flamengo tem que encarar a realidade

Mas se os jogadores não demonstram comprometimento e escolhem os jogos, de quem é a culpa? O problema vem de cima, com presidente e dirigentes omissos que parecem utilizar os troféus das temporadas passadas como muleta para os justificar os inúmeros problemas da atual gestão.

Time só joga dentro de casa?

Outro ponto que chama a atenção nesse sentido é o fraco aproveitamento fora de casa. Em 2023, o Flamengo disputou 13 partidas fora do Rio de Janeiro, como visitante, e o desempenho é pífio, de 28%. Ao todo, foram oito derrotas, dois empates, bem como três vitórias, e até quando venceu, a equipe foi alvo de críticas.

Por outro lado, a recente sequência invicta aconteceu no Maracanã. Isso porque dos dez jogos sem perder, oito foram em casa, com algumas atuações que ligaram o sinal de alerta, como contra o Cruzeiro, Corinthians, Racing e Grêmio, apesar do placar elástico.

Revolta dos torcedores

Portanto, veja abaixo algumas reações de torcedores nas redes sociais sobre o atual momento do Flamengo:

@alexcrfla “se o elenco vai continuar escolhendo jogo poderiam avisar a torcida antes ontem mesmo eu poderia ter assistido terra e paixão”

@Lemos_Santos “Quando mais uma vez os jogadores não estão afim de jogar, infelizmente não tem jeito. Sampaoli pode ter tido seus erros, mais ontem os jogadores não tiveram atitude e postura os 90 minutos de jogo, tenho certeza que o Sampaoli não pediu para o time jogasse daquela maneira.”

@_caioczr “Se jogadores estão escolhendo jogos, se estão tomando cachaça quando não deveria, a culpa é de quem? Já dei o papo semanas atrás. Se você trabalha em um ambiente que te dá abertura para certos tipos de ações, não tem como o resultado ser outro. Mas não vai mudar com essa gestão.”

@hlitinho “Time do flamengo é um bando acomodado que escolhe o jogo que vai jogar e o sampaoli é fraco demais uma coisa não anula outra. não vamos pra lugar nenhum essa temporada”

@Tavaress_Jp “Simplesmente nada faz entrar na minha cabeça que esses doidao do flamengo, n escolhe o dia que eles jogam, a nesse jogo eu vou correr, nesse não vou, crtz que e assim”


André Antunes
Autor

28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.