A diferença absurda de pontuação do Flamengo sobre Palmeiras no Ranking da CBF
Principais potências do futebol brasileiro nos últimos anos, Flamengo e Palmeiras se “revezam” nas conquistas dos títulos mais importantes do calendário. As últimas quatro Libertadores, por exemplo, foram conquistadas pela dupla. Mas apesar das taças estarem bem divididas, o Rubro-Negro sobra no ranking da CBF, que analisa o desempenho recente das equipes brasileiras em competições nacionais e internacionais.
Assim, o “Ranking Nacional de Clubes”, da Confederação Brasileira de Futebol, classifica 243 clubes brasileiros com base no seu sucesso esportivo. Mas apesar do Palmeiras ter vencido o último Campeonato Brasileiro, o Flamengo lidera com folga a classificação geral, com 17.210 pontos contra 14.458 do clube paulista. Ou seja, a diferença é de 2.752 pontos.
Leia mais: VAR não checa pênalti em Everton Ribeiro, mas revê impedimento fora do protocolo
Atualizado pela última vez em março deste ano, o Ranking da CBF leva em consideração as competições realizadas nos últimos cinco anos, mas com pesos diferentes entre eles. O ano atual, por exemplo, multiplica os pontos conquistados por cinco, enquanto o último ano considerado tem peso um.
Sendo assim, a pontuação do atual ranking leva em consideração a melhor fase do Flamengo em décadas. Bicampeão Brasileiro, Bi da Libertadores, Copa do Brasil, Supercopa e Recopa, o Mais Querido está no topo da CBF pelo terceiro ano seguido, com o Palmeiras vindo na segunda posição.
Mas também vale lembrar que o ranking da CBF define os classificados para a Copa do Brasil, entre aqueles times que não garantiram suas vagas através dos estaduais.
Com Flamengo no topo, veja os 10 primeiros do ranking da CBF
- Flamengo – 17.210 pontos
- Palmeiras – 14.458
- Athletico – 13.760
- Atlético-MG – 13.675
- São Paulo – 13.572
- Fluminense – 12.856
- Fortaleza – 12.512
- Corinthians – 12.320
- Santos – 11.904
- Internacional – 11.561
Leia mais: Arrascaeta rechaça Europa mas fala em voltar para o Uruguai: ‘É um sonho’
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.