O resultado obtido na última rodada do Brasileirão pelo Flamengo não foi dos melhores. A equipe rubro-negra acabou empatando em 2x2 com o São Paulo no Mané Garrincha, em partida que era o mandante. Apesar disso, o desempenho da equipe na partida foi bom e por pouco o Flamengo não saiu vitorioso do confronto em Brasília.
Com o resultado, o Flamengo acabou ficando na 6ª posição da tabela com 14 pontos. Para tentar retomar a posição no G4, ou pelo menos se aproximar novamente da zona de classificação da Libertadores, o Flamengo viajou na tarde desta terça (21) para o Recife, local do próximo confronto.
O jogo será contra o Santa Cruz e terá como palco o Estádio do Arruda, localizado na capital pernambucana. O confronto entre as equipes é válido pela 10ª rodada da competição e ocorrerá na próxima quarta (22) às 21h. A partida será transmitida pelo Premiere e com tempo real no @MRN_CRF.
O adversário
A equipe do Santa Cruz começou o ano de 2016 com o pé direito. Com dois títulos, a equipe pernambucana aumentou o número de canecos conquistados em sua história. O primeiro deles foi um título inédito: pela primeira vez o Santa Cruz foi o campeão da Copa Nordeste. O título veio após vitória em casa diante do Campinense por 2x1, no jogo de volta, o Santa precisava apenas empatar para levantar o caneco inédito na história do clube e foi o que fez: após empatar em 1x1, o Santa Cruz se consagrou campeão da Copa Nordeste 2016.
Poucos dias depois do feito inédito, o Santa Cruz levantou mais um caneco na sua história, mas esse já mais conhecido de sua torcida. O roteiro se repetiu em partes, já que o Santa venceu em casa e empatou fora. No entanto, o adversário no Estadual foi o rival Sport, que foi derrotado por 1x0 e apenas empatou a segunda partida sem gols, o que deu o 29º título do Santa Cruz no campeonato pernambucano.
No Brasileirão, o desempenho do Santa Cruz surpreendeu no início do campeonato e chegou a ser líder nas primeiras rodadas da competição. A posição atual está bem abaixo da liderança, deixando o Santa Cruz mais próxima à zona de rebaixamento do que do G4. Com 3 vitórias, 2 empates e 4 derrotas, a equipe de pernambuco soma 11 pontos na competição e busca melhorar o aproveitamento diante do Flamengo. Ao seu favor, dois fatores que vêm se mostrando decisivos em 2016: o fator casa e a presença de Grafite, que divide a liderança na artilharia com Bruno Rangel, da Chapecoense, com 7 gols cada.
Números do confronto
Nas partidas válidas pelo Brasileirão entre as equipes, o fator casa acabou prevalecendo na maioria. O Flamengo foi ao Recife 12 vezes e em apenas 3 oportunidades saiu com a vitória. A mesma vantagem observa-se no caminho contrário, já que em 11 partidas disputadas com mando rubro-negro, o Santa Cruz venceu apenas 2 jogos.
Dos números totais, por 23 vezes Flamengo e Santa Cruz se enfrentaram. Em 9 oportunidades a vitória foi rubro-negra, em 7 o Santa levou a melhor e em 7 as equipes saíram com o mesmo placar.
Guerrero se reapresenta, mas fica no Rio
Após disputar a Copa América com a seleção peruana, que foi eliminada nos pênaltis pela Colômbia na última sexta (17), o atacante Paolo Guerrero se reapresentou na manhã desta terça (21) no Ninho Urubu. Apesar disso, o atacante peruano não viajou com a delegação para o Recife e está fora do jogo contra o Santa Cruz na noite da próxima quarta (22).
A opção por Guerrero não participar ocorreu devido ao desgaste gerado pela viagem, já que o peruano embarcou apenas na noite de segunda (20) de seu país natal para o Brasil. Conforme foi destacado pelo portal Globo Esporte, em entrevista com Daniel Gonçalves, preparador físico do clube, a ideia é preparar Guerrero para voltar atuar pelo Flamengo no clássico contra o Fluminense no próximo domingo (26). " A gente trabalha em contato direto com a comissão técnica do Peru. A gente precisa fazer avaliações práticas. Houve o deslocamento dos Estados Unidos para o Peru. Depois, o deslocamento do Peru para o Rio de Janeiro, que é cansativo, um voo noturno. A gente tem que ter a consciência de que é necessário descanso depois de uma competição como a Copa América. Ele vai ser trabalhado para o jogo de domingo. Tem que fazer avaliação, trabalho individualizado. A gente está monitorando, mapeando, fizemos teste de fadiga e está batendo o relato com a prática".
Gripado, Sheik é dúvida para a partida
Apesar de ter viajado com o grupo para Recife, a notícia de que Emerson Sheik está gripado pôs em dúvida a participação do atacante na partida diante do Santa Cruz. Caso a ausência do atacante seja confirmada esta será a sétima partida em que Sheik ficará de fora no Campeonato Brasileiro.
Expectativa de bom público
Com 30 mil ingressos colocados à venda, a diretoria do Santa Cruz espera um público em torno de 20 mil pessoas na noite da próxima quarta (22), no Estádio do Arruda. Para maiores informações de ingressos acesse: Ingressos - Santa Cruz x Flamengo.
Ficha Técnica
Santa Cruz x Flamengo
Local: Estádio do Arruda, Recife
Data: 22/06/2016
Horário: 21h
Flamengo (provável escalação): Alex Muralha, Rodinei, Réver, Rafael Vaz e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão, Alan Patrick e Everton; Marcelo Cirino e Felipe Vizeu.
Árbitro: Wagner Reway
Assistentes: Eduardo Goncalves da Cruz e Fabio Rodrigo Rubinho
Transmissão: Premiere e Tempo Real no @MRN_CRF