Dia de Aerofla: relembre outras festas da torcida do Flamengo no aeroporto

02/02/2023, 08:50
AeroFla antes do Flamengo embarcar para o Mundial de Clubes 2019

Nesta quinta-feira (2), o time do Flamengo embarca em busca do bicampeonato do Mundial de Clubes. O torneio acontece entre os dias 1 e 11 de fevereiro, no Marrocos. Para se despedir do time, a torcida do Flamengo prepara o já tradicional AeroFla. O time viaja para o país africano no horário da noite, por isso a concentração acontecerá no final da tarde, por volta das 18h30.

A torcida promete o maior AeroFla de todos os tempos nesta quinta-feira (2). Portanto, para entrar no clima do Mengão no Mundial de Clubes, relembre outros AeroFla que ficaram marcados na história.

Confira mais: Sesc Flamengo duela contra o Osasco por vaga na semifinal da Copa Brasil

Chegada de Diego Ribas

Diego Ribas nos braços dos torcedores após chegar ao Rio de Janeiro
Foto: Pedro Ainbinder/ IFkamengoNews

Em junho de 2016, Diego Ribas deixou o futebol europeu para ser o principal jogador do processo de reconstrução do Flamengo. Muito animados com a chegada de um grande nome do futebol mundial depois de anos de crise financeira, os torcedores do Flamengo lotaram o Aeroporto Santos Dumont para recepcionar o novo reforço.

Em seguida, a prática se tornou tradição entre os torcedores, que se despedem do time antes de todas as decisões importantes fora do Rio de Janeiro. Além disso, a chegada de Diego virou animação na FlaTV.

Libertadores 2019

 A torcida do Flamengo ficou eufórica ao ver o time chegar em uma final de Libertadores depois de 38 anos. O time do Flamengo de 2019 encantou o Brasil e movimentou milhares de torcedores para as ruas antes da decisão continental. Cerca de 10 mil pessoas estiveram no Aeroporto do Galeão, dando o último apoio aos atletas antes do embarque para Lima, no Peru. Além disso, outras milhares estavam na porta do Ninho do Urubu e acompanharam o ônibus por todo trajeto.

maior aerofla da história
Foto: Fernando Rayol

Mundial de 2019

Após o Flamengo conquistar o título da Libertadores de 2019 e a vaga no Mundial de Clubes, a Prefeitura do Rio de Janeiro se movimentou para evitar uma euforia descontrolada dos torcedores. Assim, Flamengo e Prefeitura montaram um esquema especial de segurança para viajar ao Mundial, com ruas fechadas no entorno do CT Ninho do Urubu e acessos bloqueados ao Galeão. Como resultado, menos torcedores estiveram presentes.

Torcedores do Flamengo ao redor do ônibus antes do embarque para o Mundial de 2019
Foto: Daniel RAMALHO / AFP via Getty Images

Leia também: Herói do Mundial, Nunes virou enredo de escola de samba formada por torcedores do Flamengo

Brasileirão 2020

Em 2020, todo o mundo conviveu com os efeitos da pandemia de Covid-19. O Brasil, inclusive, é um dos países que mais sofreu com o vírus e tem um dos maiores números de vitimas fatais. As modalidades esportivas do país foram paralisadas e, como resultado, o Brasileirão de 2020 terminou apenas em fevereiro de 2021. Por outro lado, a torcida do Flamengo encontrou motivos para comemorar em meio ao caos.

Depois de arrancada histórica, o Flamengo precisava apenas de uma vitória na 38ª rodada para ser campeão. Os estádios estavam sem torcida e as ruas tinham restrições contra a Covid-19, mas nada impediu milhares de flamenguistas de apoiar o time antes de mais uma decisão.

Torcedores do Flamengo em AeroFla antes da 38ª rodada do Brasileirão 2020
Foto: Wagner Meier/Getty Images

Libertadores 2022

Antes do título da Libertadores de 2022, apaixonados pelo Mengão voltaram às ruas para mandar energias positivas para o elenco. Como de costume, as ruas do Rio de Janeiro foram tomadas de vermelho e preto em uma festa que impressionou veículos internacionais e até mesmo os jogadores do Flamengo, que filmaram os torcedores de dentro do ônibus.

Festa da torcida do Flamengo antes da Libertadores de 2022
Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.