Destaques e estatísticas: como chega o Deportivo Táchira para enfrentar Flamengo

Atualizado: 27/05/2025, 16:03
Deportivo Táchira na Libertadores 2024

Flamengo e Deportivo Táchira se enfrentam nesta quarta-feira (28), às 21h30, em jogo válido pela última rodada da fase de grupos Libertadores. Precisando da vitória para garantir a classificação, o Rubro-Negro encara um rival já eliminado e focado totalmente no Campeonato Venezuelano. 

Ancelotti revive duelo na Itália e se rende à magia de Zico: 'Desesperador'

O Táchira faz a pior campanha entre todos os times da fase de grupos da Libertadores, já que é o único que não somou sequer um ponto. São cinco derrotas em cinco partidas e última colocação do Grupo C definida com uma rodada de antecedência. A equipe do técnico Pérez Greco sofreu 10 gols e marcou apenas quatro. 

Superbet
Superbet
4/5
proPatrocinador do São Paulo e Fluminense.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Esse desempenho muito ruim, aliás, contribui para o provável empate triplo entre Flamengo, Central Córdoba e LDU. A decisão dos classificados para as oitavas de final deve ser feita pelo saldo de gols, o que teoricamente favorece o Rubro-Negro na busca pela primeira posição. Isso porque é amplo favorito no Maracanã, enquanto o Central encara a LDU na altitude de Quito. O Grupo C está da seguinte maneira antes da sexta rodada: 

  1. Central Córdoba- 11 pontos (+3 saldo)
  2. Flamengo- 8 pontos (+2 saldo)
  3. LDU- 8 pontos (+1 saldo)
  4. Deportivo Táchira- 0 ponto (-6 saldo)

Contraste com o Campeonato Venezuelano e postura contra Flamengo

Se foi eliminado na Libertadores antes da última rodada, o inverso acontece no Campeonato Venezuelano. O Deportivo Táchira se classificou para a final do Apertura com duas rodadas de antecedência e vai cumprir tabela nas próximas duas rodadas enquanto aguarda a definição do adversário.

Foram quatro vitórias nas quatro primeiras rodadas no Grupo B do quadrangular, que conta com Carabobo e Puerto Cabello, times que disputam Libertadores e Sul-Americana, respectivamente.  Os 12 pontos deixam o Táchira inalcançável na tabela. 

Isso faz o time disputar quase duas temporadas distintas. Enquanto não consegue sequer empates na Libertadores, acumula uma sequência de seis partidas invicto no Venezuelano. 

Esse bom retrospecto no torneio local, somado aos muitos desfalques, fazem Pérez Greco alterar a postura para o confronto com o Flamengo no Maracanã. O time venezuelano certamente não quer deixar a Libertadores sofrendo uma derrota e vai montar uma estratégia para tentar pontuar.

Mas isso não impede o treinador de aproveitar a partida para rodar o elenco e dar mais espaço para jovens. O atacante Jean Castillo, de 22 anos, está recebeu mais minutos no campeonato local e pode ser uma novidade no time titular ou no decorrer da partida. Assim como Luiz Zuñiga (21). 

Provável escalação do Deportivo Táchira contra Flamengo

Além de todo esse cenário, o treinador e ídolo do Deportivo Táchira tem sete desfalques para montar a equipe. Carlos Vivas, Edicson Tamiche e Carlos Sosa estão fora por suspensão. Eles se juntam aos lesionados Juan Carlos Ortiz, Mauro Maidana, Nelson Hernández e Pablo Camacho.

Com isso, a provável escalação do Deportivo Táchira para encarar o Flamengo é: Jesús Camargo; Rosales, Boscan, Quintero, Maidana e Calzadilla; Fioravanti (Requena), Cova e Saggiomo; Jesús Duarte e Bryan Castillo.

O que o Flamengo precisa para avançar na Libertadores 

Para se classificar em primeiro, o Flamengo precisa vencer o rival venezuelano, torcer para triunfo dos equatorianos e garantir saldo de gols suficiente. O cenário é de empate triplo e a tabela indica que o ideal é o Mengão vencer por pelo menos dois gols de diferença. 

Em caso de empate no Maracanã, a torcida será para o Central Córdoba pontuar na altitude, o que já garantiria o Fla na próxima fase. Há também a chance de se classificar perdendo, contanto que a LDU perca para os argentinos por um resultado que não interfira na vantagem de saldo. 

O Central Córdoba vai a altitude de 2.650m de Quito para encarar a LDU, também nesta quarta-feira (28), às 21h30. 


Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.