Destaques e estatísticas: como chega o Botafogo para enfrentar Flamengo

Flamengo e Botafogo se enfrentam neste domingo (18), às 18h30, no Maracanã, pela nona rodada do Brasileirão. Ambos os times chegam em série de vitórias após período negativo e querem confirmar o bom momento no clássico. Na tabela, por outro lado, o Mais Querido que retomar a liderança e o alvinegro teme se afastar ainda mais dos líderes.
➕ Retrospecto completo: Flamengo x Botafogo - História, duelos marcantes e curiosidades
O Mais Querido ocupa a segunda posição, com 17 pontos. A única maneira de assumir a liderança é vencer o rival e torcer para o Palmeiras não vencer na rodada. Já o time do técnico Renato Paiva está na nona colocação, com 11 pontos, e pode ver o Mengão virar líder e ainda abrir nove pontos de vantagem.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Depois de perder para o Cruzeiro e empatar com o Central Córdoba, o Flamengo respondeu com vitórias sobre Bahia e LDU. Triunfo sobre o time equatoriano, nesta quinta (15), que coloca o Rubro-Negro na segunda posição do Grupo C da Libertadores e aumenta a confiança para o clássico.
Já o Botafogo passa pelo primeiro momento de alívio na pressão da temporada. A equipe empilhou resultados ruins no início do ano, o que inclui a Supercopa do Brasil contra o Mengão, e já Renato Paiva já é o terceiro técnico a comandar o time. Os interinos Carlos Leiria e Cláudio Caçapa ocuparam a posição antes da contratação da português.
São 28 jogos no total da temporada e o retrospecto é de 11 vitórias, três empates e 14 derrotas (42,8% de aproveitamento). Com Renato, o recorte é de sete triunfos, dois empates e cinco reveses em 14 partidas.
Clássico pode acabar com momento de estabilidade do Botafogo
Os últimos seis jogos do Botafogo representam o único período de estabilidade da equipe no ano até o momento. São cinco vitórias e apenas uma derrota, para o Bahia, com 15 gols marcados e três sofridos. Mas uma derrota para o Mengão pode mudar esse cenário.
Renato Paiva ainda não caiu nas graças e sofre questionamentos da torcida alvinegra apesar da sequência positiva. Perder sendo dominado para o Flamengo e ver a distância para o rival chegar a quase dois dígitos, por exemplo, pode fazer o clima de pressão retornar.
Vale lembrar que o Rubro-Negro saiu vencedor nos dois clássicos de 2025: 3 a 1 na Supercopa do Brasil, seguido de 1 a 0 na Taça Guanabara.
Últimos 10 jogos do Botafogo
-
Botafogo 3x2 Estudiantes – Libertadores
-
Botafogo 4x0 Internacional – Brasileirão
-
Carabobo 1x2 Botafogo – Libertadores
-
Bahia 1x0 Botafogo – Brasileirão
-
Botafogo 4x0 Capital CF – Copa do Brasil
-
Botafogo 2x0 Fluminense – Brasileirão
-
Estudiantes 1x0 Botafogo – Libertadores
-
Atlético Mineiro 1x0 Botafogo – Brasileirão
-
Botafogo 2x2 São Paulo – Brasileirão
-
Red Bull Bragantino 1x0 Botafogo – Brasileirão
-
Botafogo 2x0 Carabobo – Libertadores
Flamengo e Botafogo possuem maiores média de bola rolando no Brasileirão
A estatística de tempo de bola rolando no Brasileirão indica um clássico movimentado no Maracanã neste domingo. Isso porque Flamengo e Botafogo são os times que mais "jogam" no torneio.
A média das partidas do Rubro-Negro é de 58 minutos e 8 segundos com bola rolando, a melhor da competição, enquanto o Botafogo é o terceiro colocado com 56 minutos e 57 segundos. Os dados são do "365Scores".
Outra estatística interessante é que o Flamengo é o time que menos perde tempo com tiros de meta, com 2 minutos e 1 segundo por reposição em média. O último colocado no ranking, o Ceará, perde 5'38" por jogada.
Top-5 melhores médias de bola rolando no Brasileirão:
- Flamengo: 58 minutos e 8 segundos
- Fluminense: 57 minutos e 31 segundos
- Botafogo: 56 minutos e 57 segundos
- Vitória: 56 minutos e 56 segundos
- Bahia: 56 minutos e 21 segundos
Destaques do Botafogo
A melhora na temporada foi benéfica principalmente para Igor Jesus. Após um início de ano devagar, com apenas um gol nas primeiras 10 partidas, o centroavante do Botafogo tem cinco gols e uma assistência nos 11 jogos seguintes. Número que tentos que faz dele o artilheiro do time no ano, com seis.
Ele balançou as redes nos últimos dois jogos, contra Internacional e Estudiantes, e é a esperança de gols do rival.
Quem também está em crescente é o atacante Artur, contratado nesta temporada. O Camisa 7 é o líder em assistências da equipe na temporada, com quatro passes para gol, e alcançou o terceiro gol no ano ao garantir a vitória sobre o Estudiantes na quarta-feira (14).
Ele soma dois gols e duas assistências nos últimos dois jogos. A tendência é que ambos sejam os jogadores mais acionados do Botafogo contra o Flamengo, principalmente pela provável postura de tentar um jogo mais físico e acelerar as jogadas quando roubar a bola.
Provável escalação do Botafogo contra Flamengo
Renato Paiva não conta com os zagueiros Barboza e Bastos, os meias Savarino e Matheus Martins e o atacante Mastriani, todos lesionados. Sendo assim, o treinador deve repetir o esquema que venceu o Estudiantes na Libertadores, mas há expectativa de mudanças no setor ofensivo.
Uma possível escalação do Botafogo para encarar o Flamengo é: John; Vitinho, Jair, David Ricardo e Alex Telles; Marlon Freitas, Gregore e Cuiabano; Artur, Igor Jesus e Rwan (Jeffinho).
HIPOCRISIA?
— MundoBola Flamengo (@MundoBolaFla) May 11, 2025
🗣️ Quando o Palmeiras perdeu para o Bahia, foi “heroico”, “jogou bem”, “teve personalidade”.
Mas quando o Flamengo venceu o mesmo Bahia dias depois, aí “jogou mal”, “não convenceu”, “foi pressionado”.
🔴⚫ A diferença de narrativa não passou despercebida pelos… pic.twitter.com/TScZ0sCNa4