Destaques e estatísticas: como chega a LDU para enfrentar Flamengo

Flamengo e LDU se enfrentam nesta quinta-feira (15), às 21h30, em jogo válido pela quinta rodada da Libertadores. A partida ganhou peso de decisão pela situação do Rubro-Negro no Grupo C e, do outro lado, encara time que vai ao Maracanã focado em se defender para encaminhar a classificação e confia em série invicta fora de casa.
➕ Flamengo x LDU terá ação do MPRJ de combate ao racismo na Libertadores
A equipe do técnico Pablo Sanchez disputou 16 partidas em 2025, com seis vitórias, seis empates e quatro derrotas (50% de aproveitamento). Destaque para a sequência invicta de seis partidas, que inclui o jogo com o Mais Querido em Quito, pelo primeiro turno do grupo.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Desde o empate sem gols na altitude, os equatorianos somam dois empates e duas vitórias. E é justamente nessa sequência que está a série de três partidas de invencibilidade como visitante.
Contando com o jogo com o Flamengo desta quinta, a LDU vai para o quatro compromisso como visitante em cinco jogos. São duas vitórias e um empate até o momento, com cinco gols marcados e três sofridos. Considerando a temporada toda, o retrospecto cai bastante pelo alto número de empates: três vitórias, quatro empates e duas derrotas.
Retrospecto da LDU como visitante em 2025:
- Macará 0-1 LDU – Serie A
- Deportivo Táchira 2-3 LDU – Libertadores
- Manta FC 1-1 LDU – Serie A
- Mushuc Runa 1-0 LDU – Serie A
- Central Córdoba 0-0 LDU – Libertadores
- Deportivo Cuenca 1-2 LDU – Serie A
- Emelec 1-0 LDU – Serie A
- Independiente del Valle 1-1 LDU – Serie A
- El Nacional 0-0 (4-5 Pen.) LDU – Supercopa
Técnico da LDU cita invencibilidade fora de casa e indica 'retranca'
Técnico da LDU, Pablo "Vitamina" Sánchez falou sobre essa sequência de bons resultados fora de casa como um dos "trunfos" para encarar o Flamengo no Maracanã. Assim como a campanha invicta na Libertadores até o momento.
"Estamos jogando fora de casa pela terceira vez consecutiva, temos que focas nesse jogo importante contra o Flamengo. A partida do meio da semana vai ser difícil. (...) Estou feliz com os meninos, estamos invictos nos Libertadores, uma luta árdua com Flamengo e Central Córdoba por entrar nas oitavas", disse.
Já nesta quarta-feira (14), o treinador concedeu entrevista coletiva e comentou a estratégia que vai adotar para encarar o Rubro-Negro. Ele afirma que a obrigação de vencer é do Flamengo, já que precisa dos três pontos para seguir com chances reais de se classificar. Dessa forma, vai armar um time focado em defender e aumentar o "nervosismo" do Mengão.
"Essa obrigação tem a ver com o jogo, certo? Estamos falando de um time com muita hierarquia, com muito talento e com muita experiência. Em algum momento entendemos que se o resultado não for favorável para eles, podem entrar em certo nervosismo."
Por isso, nós temos que fazer uma boa partida, primeiro, na parte defensiva, e ser inteligentes para aproveitar os momentos que temos, que podem ser aqueles momentos onde o Flamengo assume mais riscos", afirmou.
Destaques da LDU
Referência no ataque, Álex Arce ultrapassou Gabriel Villamíl para assumir a titularidade da LDU desde o confronto com o Flamengo. O centroavante possui seis gols na temporada, além de três assistências. Número de passes para gol que faz do atleta também o líder em participações diretas em gols.
Aos 29 anos, Arce é um centroavante "clássico". Conhecido principalmente pelo posicionamento dentro da área e o poder de finalização. Com 1,87m de altura, ele se destaca no jogo aéreo e costuma ser o alvo em jogadas de bola parada.
Ele mostrou essas características na vitória por 2 a 0 sobre o Deportivo Táchira, quando abriu o placar com cabeceio e depois fez o segundo ao receber passe completamente livre na área. Por outro lado, pode ser um problema caso o Mengão consiga tirar a bola da LDU, já que é um jogador sem muita velocidade e dificuldade para jogar em contra-ataque.
Provável escalação da LDU contra Flamengo
Pablo Sánchez precisa fazer ao menos uma mudança no time titular, já que Bryan Ramírez está suspenso. O treinador indicou Alvarado como o substituto. Na zaga, no entanto, aguardará até o último momento para saber se poderá contar com o zagueiro Ricardo Adé.
Assim, a provável escalação da LDU para encarar o Flamengo é: Gonzalo Valle; Daniel De La Cruz Ricardo Adé (Richard Mina), Gian Franco Allala, Leonel Quiñónez; Kevin Minda, Carlos Gruezo, Fernando Cornejo; Lisandro Alzuragay, Alexander Alvarado e Alex Arce.
Rubro-Negro chega pressionado
O cenário do grupo C da Libertadores pressiona o Flamengo. O Rubro-Negro precisa vencer os jogos contra LDU e Deportivo Táchira, em casa, para se classificar na Libertadores. Além disso, os resultados até aqui indica um empate triplo e decisão pelo saldo de gols.
Um empate não tira as chances matemáticas. Entretanto, o Flamengo precisaria vencer o Táchira na última rodada e torcer para o Central Córdoba vencer a LDU na altitude.
HIPOCRISIA?
— MundoBola Flamengo (@MundoBolaFla) May 11, 2025
🗣️ Quando o Palmeiras perdeu para o Bahia, foi “heroico”, “jogou bem”, “teve personalidade”.
Mas quando o Flamengo venceu o mesmo Bahia dias depois, aí “jogou mal”, “não convenceu”, “foi pressionado”.
🔴⚫ A diferença de narrativa não passou despercebida pelos… pic.twitter.com/TScZ0sCNa4