Destaque do Flamengo, Pulgar é eleito melhor volante do Brasileirão
Titular absoluto e um dos poucos destaques do Flamengo na temporada de 2023, o volante Erick Pulgar coroa um bom ano individual com premiação importante no Brasileirão. O chileno foi eleito o melhor volante do Campeonato Brasileiro pelo o Prêmio Bola de Prata, assim como Mathias Villasanti, do Grêmio.
Pulgar e Villasanti receberam o prêmio e estão na seleção do Campeonato Brasileiro feita pela ESPN. Após chegar ao Flamengo em 2022 e receber poucas oportunidades, o chileno se tornou uma das principais peças do time e hoje é indispensável na escalação rubro-negra. No Brasileirão, o time teve uma grande queda de aproveitamento quando o volante foi desfalque.
Leia mais: Veja o top 10 dos jogadores com maior e menor minutagem no Flamengo em 2023
Erick Pulgar disputou 25 partidas pelo Flamengo no Brasileirão 2023. O time tem 17 vitórias e apenas quatro derrotas com o atleta em campo, com 43 gols marcados e 21 sofridos. O aproveitamento de pontos é impressionante e atingiu 73,3%. Em comparação, o Palmeiras foi campeão com 61%.
No entanto, o cenário foi outro quando Pulgar não esteve em campo. Sem ele, foram 13 partidas: duas vitórias, cinco empates e seis derrotas. O aproveitamento quando chileno foi desfalque é de apenas 28% dos pontos, o que colocaria o time rubro-negro na zona de rebaixamento.
Pulgar é apenas sexto jogador chileno da história a conquistar a Bola de Prata. O Flamengo é representado também por Arrascaeta na seleção do campeonato, que foi eleito o melhor meia da competição ao lado de Raphael Veiga.
Confira a seleção do Bola de Prata:
Goleiro: Weverton (Palmeiras)
Zagueiros: Adryelson (Botafogo) e Murilo (Palmeiras)
Laterais: Piquerez (Palmeiras) e Mayke (Palmeiras)
Meias: Raphael Veiga(Palmeiras) e Arrascaeta (Flamengo)
Volantes: Villasanti (Grêmio) e Pulgar (Pulgar)
Atacantes: Suárez (Grêmio) e Hulk (Atlético-MG).
Pulgar lamenta ano sem títulos do Flamengo e exalta Tite
Erick Pulgar recebeu o prêmio e concedeu rápida entrevista para falar de seu desempenho e do ano do Flamengo. O volante lamentou o time não conquistar o Brasileirão e culpou a perda de pontos no Maracanã.
“Perdemos muitos pontos importantes em casa e fora no início do campeonato. Poderia ter nos deixado em uma posição mais tranquila. Infelizmente não conseguimos o que queríamos. Temos que agradecer a torcida do Flamengo pelo apoio e vamos buscar dar alegria em 2024”, disse o volante.
Em seguida, o atleta exaltou o técnico Tite e ressaltou qualidade do treinador que tem sido determinante para a evolução da equipe. O chileno destaca o relacionamento do elenco com o comandante e acredita que a diretoria acertou ao trocar Sampaoli por Adenor.
“O Tite é mais do que um treinador. Ele tem a parte humana e quer que todos se sintam bem no dia a dia. Conversa muito com todos, de jogador a jogador. Essa troca contribuiu bastante para que terminássemos o ano bem. Desde que ele chegou, tentou recuperar a confiança para jogarmos bem as partidas”, afirmou.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.