Destaque, Evertton Araújo comemora temporada de afirmação no Flamengo

07/12/2024, 10:51
Atualizado: 07/12/2024
Evertton Araújo em jogo do Flamengo; primeira reunião com a diretoria termina sem acordo para renovação

Evertton Araújo renovou seu contrato com o Flamengo por mais quatro temporada, até o fim de 2028. Destaque da equipe logo em seu primeiro ano de profissional, principalmente sob o comando de Filipe Luís, o jovem de 21 anos concedeu entrevista e festejou a boa fase, título da Copa do Brasil na temporada de estreia e chegar ao fim do 2024 com espaço firmado no elenco do Mengão. 

O volante estreou com parte do elenco principal em clássico contra o Botafogo no Carioca de 2023, mas fez o restante do ano com o sub-20. Integrado ao time de cima pela idade, começou a receber chances esporádicas já no início deste ano com Tite, a quem agradece pelas oportunidades. Ele fez sua primeira partida na altitude de 2.640 metros de Bogotá, ao entrar nos minutos finais de jogo contra o Millionarios, pela Libertadores.  

Mundial 2025: Fifa confirma calendário de jogos do Flamengo

"No ano passado eu não tive muitas oportunidades. Nesse ano que, graças a Deus, as coisas aconteceram. Quero também agradecer ao Tite e à comissão dele. Querendo ou não, eles que me lançaram no profissional e me deram as primeiras oportunidades. Não esperava, mas a gente trabalha no dia a dia para isso mesmo. Não esperava que seria tão rápido assim. Trabalho todo dia para estar vivendo isso", disse Evertton Araújo em entrevista ao "ge". 

Foi após a chegada de Filipe Luís que o Garoto do Ninho se firmou como peça importante do elenco. Suspensão tirou Pulgar do jogo de volta semifinal da Copa do Brasil, contra o Corinthians, e o treinador decidiu preparar o jovem. O teste foi em partida contra o Juventude, e Evertton chamou atenção dos torcedores pelo bom desempenho e foi muito elogiado pelo treinador. 

"Nos treinos antes do jogo com o Juventude, ele me falou para eu fazer o que sempre fazia nos treinos. Para eu ficar tranquilo, que não tinha pressão. Não só ele, também o David, que é outro paizão e que me deu outras dicas. Eles me deixaram muito à vontade dizendo que eu iria me sobressair no jogo", comentou. 

O atleta disputou oito das nove partidas do Flamengo desde então, sete como titular, e só ficou de fora contra o Fortaleza por acúmulo de cartões amarelos. Isso inclui os dois jogos do título da Copa do Brasil, quando mais uma vez foi um dos destaques da equipe. Ele chama atenção pelo bom entendimento defensivo, seja intensidade, leitura de jogo e posicionamento, e pela assertividade quando posse da bola. Ainda que cometa erros naturais para um atleta jovem. 

A conquista com um desempenho ainda muito cedo faz o jogador comemorar: "Sonho, né, cara? Sonho realizado. Espero conquistar muitos títulos pelo Flamengo, tenho o sonho de ganhar a Libertadores, o Brasileiro e é daí para mais. Fico muito feliz pelas duas finais que fiz e por ser campeão pelo Flamengo."

Relação com Filipe Luís

Evertton treinou ao lado de Filipe Luís em 2023 e hoje é um dos "pupilos" como comandado. Ele recordou que era alvo de brincadeiras enquanto companheiro do ex-lateral pelas poucas vitórias nos treinamentos e exalta o trabalho como técnico. 

"Eu treinei com ele no final do ano passado. Ele até brincava que eu não ganhava contra eles nos treinos. Relação muito boa. O cara é sem palavras. Tento absorver o máximo que posso, cara muito inteligente e que viveu muito tempo na Europa. Entende muito de futebol, e o máximo que eu puder escutar dele, da comissão e dos jogadores vai ser importante para evoluir em campo", disse o volante, antes de completar: 

"Acredito que seja um pouco diferente, sim [como treinador]. Já jogou, sabe o que a gente passa no dia a dia. Vai de relação em relação. Ele já viveu, sabe como é a cabeça do jogador. Acho que ele consegue nos entender melhor no dia a dia."

Evertton celebra oportunidade de jogar com ídolos no Flamengo

O meio campista também citou alguns jogadores que antes assistia e hoje está ao lado dentro campo. Ele comentou a liderança de Gerson e disse que poder ser companheiro do meia é um "sonho realizado". David Luiz e Pulgar também foram lembrados. 

"Em 2019, eu assistia a todos os jogos do Flamengo e o assistia jogando no meio-campo. Ficava maluco com ele jogando: "Caraca, Gerson! Olha esse cara jogando, joga muito". Às vezes quando estava na base, eu ficava: "Caraca, Gerson, Gerson, Gerson… ". E hoje tenho uma relação tranquila com ele, você vê que é um cara gente boa para caramba, dá vários conselhos. Sem palavras, não só ele. O David, o Erick, que é brabo demais e joga muito."

 


Compartilhe
Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.