Despedida do Neymar, estreia de Gabigol, 1º jogo no novo Mané Garrincha: relembre Fla x Santos de 2013
No dia 26 de maio de 2013, os caminhos de Gabigol e Flamengo se cruzaram pela primeira vez. Há 10 anos, o jogador realizou sua estreia como profissional, pelo Santos, justamente contra o Mais Querido. Na ocasião, Gabi tinha 16 anos, e entrou na partida que marcava a despedida Neymar Júnior, que realizava o último jogo pelo time santista.
Já na metade do segundo tempo, Gabigol pisou em campo pela primeira vez como profissional. O técnico Muricy Ramalho que lançou o garoto, em um jogo especial para o Santos. Isso porque, a sua maior revelação do século se despedia dos torcedores: Neymar estava a caminho do Barcelona, da Espanha, dono de uma das transferências mais caras do futebol na época.
Leia mais: Ingressos Flamengo x Cruzeiro: veja como ganhar um par no sorteio do MRN
Apesar de ser um jogo recheado de expectativas, Flamengo e Santos ficaram no empate no Mané Garrincha. O estádio recebia, aliás, o primeiro jogo do Mengão após sua reforma concretizada para a Copa do Mundo de 2014. O público marcou presença e lotou o estádio em Brasília, com mais de 63 mil torcedores, bem como quase R$ 7 milhões arrecadados pela primeira rodada do Brasileirão 2013.
O técnico do Mengão na época era Jorginho, e mandou a campo: Felipe; Léo Moura, Renato Santos, Marcos González e Ramon; Luiz Antonio, Elias e Renato Abreu; Gabriel, Rafinha e Hernane Brocador. Por outro lado, o Santos foi com: Rafael; Rafael Galhardo, Edu Dracena, Durval e Léo; Renê Junior, Arouca e Cícero; Montillo, Neymar e Henrique Dourado.
Após 10 anos, Gabigol já é um dos grandes ídolos do Flamengo
Mesmo com apenas 10 anos de carreira profissional, foi o suficiente para Gabigol fazer história. No Flamengo desde 2019, o jogador é um dos grandes ídolos do clube com mais de 10 taças levantadas. Além disso, Gabi tem números e prêmios importantes, fora os títulos:
- Rei da América – 2021
- Melhor jogador da final da Libertadores – 2019 e 2022
- Artilheiro da Copa do Brasil – 2014, 2015 e 2018
- Artilheiro do Brasileirão – 2018 e 2019
- Artilheiro da Libertadores – 2019 e 2021
- Maior artilheiro do Santos na década
- Maior artilheiro do Flamengo no século
- Maior artilheiro do Novo Maracanã
- Maior artilheiro brasileiro da história da Libertadores
- Jogador mais jovem a atingir 100 gols no Brasileirão (26 anos)
Com contrato até o fim de 2024, Gabigol indica que seu futuro será no Flamengo. Sendo assim, o camisa 10 da Gávea terá muitos anos pela frente para seguir fazendo história no Rubro-Negro.