Desgaste físico é pauta de Flamengo e Botafogo-PB antes de duelo na Copa do Brasil

Atualizado: 19/05/2025, 16:56
Bruno Henrique passa por dois marcadores, um deitado no chão, durante Flamengo x Botafogo-PB Copa do Brasil

Flamengo e Botafogo-PB passam por questionamentos sobre o desgaste do elenco antes do duelo desta quarta-feira (21), no Maracanã, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Filipe Luís criticou o calendário após o empate no clássico contra o Botafogo, e o técnico Márcio Fernandes foi "bombardeado" com perguntas sobre o tema após estrear no comando do time paraibano. 

Flamengo atualiza caso médico de Nico de la Cruz

Demitido na última semana, Antônio Carlos Zago reclamou da parte física dos jogadores do Botafogo-PB ao comentar a saída. Ele afirmou que o time estava "muito abaixo" e não estavam acostumados a "treinar de verdade". E o novo treinador comentou o assunto após o empate sem gols com o Maringá, neste domingo (18). 

Superbet
Superbet
4/5
proPatrocinador do São Paulo e Fluminense.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Márcio Fernandes foi questionado se a queda de desempenho do primeiro para o segundo tempo está relacionada com esse déficit físico dos atletas. O treinador confirmou que precisou fazer três mudanças cedo em função do desgaste dos atletas, mas entende que é natural pelas características do jogo.

"Hoje era um jogo muito físico. Quando nós começamos a baixar o rendimento fisicamente, tinha que trocar o mais rápido possível, porque senão as coisas iam realmente ficar difíceis. (...) Não tinha como permanecer com os jogadores, já estavam bem desgastados e a gente precisava trocar", disse.

O técnico, no entanto, também afirmou que não enxerga os mesmos problemas de seu antecessor e reforçou que a queda física contra o Maringá foi algo específico do confronto. 

"Não vejo dessa forma [preocupação pela parte física]. Acho que a gente reagiu bem, foi um jogo disputado. A equipe do Maringá é uma equipe muito difícil de ser batida aqui dentro. É claro que os jogadores que se desgastam mais, que são os extremos. O árbitro também deu vários cartões para o nosso time e a gente teve que trocar", finalizou.

Em uma sequência de seis partidas sem vencer, com três derrotas e três empates, o Botafogo-PB chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda para iniciar a preparação visando o duelo com o Mengão. A partida será na quarta-feira (21), às 21h30, no Maracanã, e o Mengão joga pelo empate após vitória na ida

Filipe Luís fez críticas ao calendário após Flamengo x Botafogo

O Flamengo disputou o clássico com o Botafogo sem Arrascaeta, que precisou ser poupado pelo índice de desgaste físico, além de Plata, Allan e Erick Pulgar lesionados. Situação que faz Filipe Luís reclamar do pouco tempo de descanso entre os jogos.

"Tivemos menos de 72 horas para descansar e, óbvio, que enquanto a perna está fresca, dura, a saúde dos jogadores, o futebol está ali. Agora, desse jeito, que o torcedor se acostume. Os melhores não vão estar no campo, nem aqui, nem os do Palmeiras, nem os do Botafogo. É simples assim", disse.

Como tem vantagem no placar e enfrenta um adversário tecnicamente inferior, Filipe Luís deve aproveitar o jogo com o Botafogo-PB para rodar ainda mais o elenco. A expectativa é por time praticamente todo reserva. Wesley, que está suspenso no Brasileirão, pode ser uma exceção. Assim como Pedro, que ainda precisa de ritmo. 


Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.