Desfalques e últimos jogos: como chega o Bolívar para enfrentar o Flamengo
O Flamengo se prepara para enfrentar o Bolívar nesta quarta-feira (15), às 21h30, no Maracanã, em jogo válido pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores. A partida é a mais importante do ano até aqui tanto para o Mengão quanto para o time boliviano, mas em cenários distintos. Enquanto o Fla precisa dos três pontos para seguir na briga pelo mata-mata, o rival deseja garantir primeiro lugar do grupo.
Após tropeços, incluindo derrota para time boliviano, o Flamengo tem quatro pontos e está na terceira posição do grupo E. A equipe precisa não só vencer os dois jogos restantes, mas também torcer por ao menos um tropeço do Palestino. Já o Bolívar lidera com 10 pontos e pontuar vai garantir classificação, e vitória ou até mesmo empate (a depender de Millonarios x Palestino) assegurará primeiro lugar.
➕: Técnico do Bolívar prevê dificuldades contra Flamengo ‘necessitado’
A temporada do Bolívar passou por momento muito turbulento com eliminação no Apertura do Campeonato Boliviano para a surpresa Bulo Bulo, que se sagrou campeão. Mas parece que vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo, no dia 24 de abril, retomou o ânimo e bons resultados da equipe na temporada, ainda que desempenho gere questionamentos.
O jogo seguinte foi empate em 1 a 1 com o Millonarios, na Colômbia, também pela Libertadores. A equipe saiu perdendo e contou com falta de efetividade e boa atuação do goleiro Carlos Lampe para o placar não deslanchar no primeiro tempo. O empate veio na segunda etapa em cobrança de falta de Ramiro Vaca, mas voltou a sofrer na defesa. No fim, atacante Giordono, do Millonarios, desperdiçou chance cara a cara.
A última partida antes de enfrentar o Fla foi também com resultado positivo, vitória na estreia do Clausura. Contudo, atuação novamente foi abaixo da expectativa. Os comandados do técnico Flavio Robatto sofreram 27 finalizações do Independiente Petrolero e mais uma vez o nome do jogo foi Carlos Lampe. A vitória após nova parada, mas dessa vez com gol contra de zagueiro adversário.
O cenário para partida desta quarta é que o Flamengo consiga povoar campo ofensivo e rondar a área do Bolívar. Ainda assim, seria muito importante a equipe conseguir gol nos minutos iniciais, já que o adversário já mostrou suportar bem pressão e isso pode aumentar nível de tensão em jogo decisivo.
Para ficar de olho: Francisco da Costa
O nome de grande destaque do Bolívar não mudou nesses dois jogos depois de encarar o Flamengo: o brasileiro Francisco da Costa. Centroavante de origem, ele tem velocidade e se movimenta constantemente em função da capacidade de atuar também pelos lados do campo.
Chico, como é conhecido, é artilheiro e líder em participação do time na temporada. Ele marcou nove gols em 2024, sendo quatro na Libertadores (goleador da equipe), e cinco no Campeonato Boliviano. Além disso, deu cinco assistências em jogos da liga local.
A defesa rubro-negra precisa estar atenta ao atacante que mostrou condição de jogar entre zagueiros ou fazendo individuais pelos lados. Autor de gol de cabeça contra o Fla, ele também marcou driblando adversários ou em chutes de fora da área.
Mas o goleiro Carlos Lampe merece uma menção especial. Ele é o grande responsável pela sequência de três jogos invicto e provavelmente será acionado contra o Flamengo. Ele não é perigo ao gol rubro-negro, mas talvez o maior obstáculo em busca dos três pontos.
Provável escalação do Bolívar contra o Flamengo
O técnico Flavio Robatto relacionou todos os jogadores para viagem ao Rio de Janeiro, inclusive os que estão em recuperação de lesão. O treinador admitiu que terá dificuldades para armar o 11 titular por falta de opções em alguns setores e tenta usar todo o tempo possível para acelerar retorno de algum atleta.
O treinador argentino não conta com o meia Fernando Saucedo e os zagueiros Renzo Orihuela e Jesús Sagredo. Os dois últimos formaram dupla de zaga titular no jogo com o Fla, mas o técnico admite “poucas chances” de estarem em campo.
A tendência é que o técnico mantenha sistema 4-3-3 e apenas substitua jogadores de cada função. Assim, a provável escalação do Bolívar contra o Flamengo é: Carlos Lampe; Erwin Saavedra, Jairo Quinteros, Anderson Odóñez e José Segredo; Leonel Justiniano, Ramiro Vaca e Henry Vaca (Uzeda); Patricio Rodriguez, Bruno Sávio e Francisco da Costa.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.