Desfalques e últimos jogos: como chega o Peñarol para enfrentar o Flamengo

18/09/2024, 16:54
Atualizado: 18/09/2024
Time do Peñarol perfilado antes de jogo da Libertadores; equipe uruguaia enfrenta o Flamengo pela Libertadores

O Flamengo finaliza os últimos detalhes para enfrentar o Peñarol nesta quinta-feira (19), às 19h, no Maracanã, no jogo de ida das quartas de final da Libertadores. A partida é uma das mais importantes do ano para o Mengão, e o time busca construir uma boa vantagem para o jogo de volta na casa do time uruguaio, que vive empolgação por retomada na competição que possui tradição.

O Rubro-Negro chegou às quartas após eliminar o Bolívar com placar agregado de 2 a 1 na mesma configuração que encara contra o Peñarol: primeiro jogo em casa e segundo fora. Já o Peñarol curiosamente também enfrentou “batalha” na altitude de 3.600m de La Paz contra o The Strongest e avançou com agregado de 4 a 1.

Flamengo x Peñarol: Bruno Henrique destaca importância de vitória no Maracanã

Contudo, desde o jogo da classificação, no dia 21 de agosto, a equipe uruguaia disputou apenas dois jogos. O Campeonato Uruguaio ficou um período paralisado por luto pela morte de Juan Izquierdo. A equipe ficou 15 dias sem jogar entre 21 de agosto e 7 de outubro e depois mais sete dias até entrar em campo no último sábado (14).

Mas vale destacar que o time treinador pelo técnico Diego Aguirre venceu esses dois confrontos. Primeiro triunfo por 2 a 1 sobre o Club Sportivo Miramar Misiones e, neste fim de semana, goleou o Rampla Junior por 4 a 0.

Resultados que amenizam o pouco ritmo de jogo que a equipe possui, ainda mais se comparada ao Flamengo no calendário brasileiro. Aguirre comentou essa questão após o último triunfo e reconheceu a possibilidade do time não estar no ritmo competitivo, mas mostrou que vitórias recentes dão confiança.

“Não viemos com continuidade de jogo. Ficamos 15 dias sem jogos e isso nos permitiu treinar à equipe. Correu bem (saldo do período), porque conseguimos vencer e não tivemos lesões”, disse.

Existe uma grande expectativa no Uruguai e naturalmente ainda maior entre os torcedores aurinegros nesse time do Peñarol. O elenco recolocou o time no mata-mata da Libertadores após 13 anos. A equipe passou por dificuldades financeiras e não chegava na fase eliminatória desde 2011, quando perdeu final para o Santos.

Destaque principalmente para o estilo de jogo proposto por Diego Aguirre: intensidade e foco nas transições. E a média de 44,5% de posse de bola aliada aos 12 gols na primeira fase (4º melhor ataque) indica justamente um time que chega ao gol adversário mesmo sem ter o domínio da bola e possui efetividade.

Para ficar de olho: Leo Fernández e Maximiliano Silvera

É impossível falar do ataque do time do Peñarol sem citar o meia-atacante Léo Fernández e o centroavante Maximiliano Silvera. Ambos são destaques não só do time uruguaio, mas lideram, respectivamente, ranking de assistência e artilharia da Libertadores.

A posição inicial dos atletas no esquema de Aguirre é praticamente lado a lado, mas Leo possui mais liberdade de movimentação, algo similar ao que Arrascaeta faz em alguns momentos no Flamengo. O meia ex-Fluminense é o craque do time, líder de assistências (14) e artilheiro (13 gols) no ano. Ele possui três passes para gol na Libertadores e lidera o quesito.

Importante destacar que muitas dessas assistências são oriundas de bolas paradas, uma das principais armas do Peñarol. Leo Fernández é batedor oficial de faltas e escanteios.

Já Maximiliano Silvera é o artilheiro da Libertadores, com cinco gols, e está empatado com o companheiro de ataque na artilharia do Peñarol (13). O atacante uruguaio de 27 anos e 1,76m de altura já faz a segunda temporada mais artilheira da carreira.

Provável escalação do Peñarol contra o Flamengo

Diego Aguirre possui cinco desfalques para escalar sua equipe para o confronto desta quinta. São eles: Ignacio Sosa, Nahuel Acosta, Nicolás Rossi, Matheus Babi e Damian Suárez. Mas o quinteto que não é titular e não obrigará nenhuma modificação.

Por outro lado, os recém-contratados Rodrigo Pérez e Alan Medina estão inscritos na Libertadores e relacionados para Flamengo x Peñarol. Ambos devem começar no banco, já que Aguirre afirmou que vai manter a base do time titular.

Assim, a provável escalação do Peñarol para jogo contra o Flamengo é: Washington Aguerre; Pedro Milans, Javier Méndez, Guzmán Rodriguez e Maximiliano Oliveira; Javier Cabrera, Damián Garcia, Eduardo Darías e Jaime Báez; Leonardo Fernández e Maximiliano Silveira.

Mas é importante destacar que existe uma variação já utilizada por Aguirre em jogos fora de casa. Contra o The Strongest, por exemplo, ele sacou Jaime Báez e colocou mais um zagueiro para alterar o esquema para um 5-4-1.


Compartilhe
Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.