Desfalques e últimos jogos: como chega o Peñarol para decisão contra o Flamengo
O Flamengo entrará em campo nesta quinta-feira (26) com a missão de reverter vantagem do Peñarol para avançar às semifinais da Libertadores. A equipe rubro-negra vai ao Campeón del Siglo, em Montevidéu, precisando de um triunfo de dois gols de diferença diante dos torcedores aurinegros para conquistar a classificação no tempo normal.
Se estava invicto há nove partidas antes do jogo de ida, o Peñarol aumentou essa sequência para 11 jogos na última semana. Além de vencer o Rubro-Negro no Maracanã por 1 a 0, o time comandado pelo técnico Diego Aguirre entrou em campo com formação reserva e goleou o Cerro por 5 a 0 no último domingo (22).
➕ Peñarol x Flamengo: Rodrigo Pérez revela ansiedade antes de decisão na Libertadores
Foram 10 gols marcados e nenhum sofrido nos últimos três jogos. Entretanto, é importante destacar que o time costuma ser muito mais ofensivo quando entra em campo pelo Campeonato Uruguaio. O nível inferior dos adversários permite menos preocupações defensivas e um jogo de maior volume ofensivo com a posse da bola. Algo que dificilmente será visto no Peñarol x Flamengo da Libertadores.
Apesar da confiança pelo bom momento e todo o clima de festa que cerca o Peñarol no Uruguai, a tendência é de um time mais uma vez preocupado com a defesa. Diego Aguirre tende a escalar sua equipe com as linhas compactas e visando acelerar em contra-ataques, maneira que chegou ao gol no jogo de ida.
O que desmancharia por completo essa estratégia do Peñarol é um gol do Flamengo. Caso consiga abrir o placar, principalmente cedo no jogo, o contexto pode obrigar os uruguaios a abandonarem seu estilo para atacar o Rubro-Negro. Cenário que pode deixar o jogo ainda mais favorável.
O Peñarol se apega ao seu retrospecto em casa na temporada, com apenas uma derrota. Mas o clima de mata-mata de Libertadores faz o jogo desta quinta ser diferente de tudo que o clube enfrentou no ano até aqui.
Para ficar de olho: Leo Fernández
O meia-atacante Léo Fernández é o grande destaque do Peñarol, sendo tanto o artilheiro quanto o líder de assistência de equipe na temporada. São 13 gols e 14 passes para gol em 2024. Dessas assistências, as três que concedeu na Libertadores o fazem o líder do quesito.
A posição inicial do atleta no esquema de Aguirre é praticamente lado a lado com o atacante Maxi Silvera. Leo possui liberdade para se movimentar, algo similar ao que Arrascaeta faz em alguns momentos no Flamengo. Ele é também o batedor oficial de escanteios e faltas.
Provável escalação do Peñarol contra o Flamengo
Diego Aguirre possui três desfalques confirmados para escalar sua equipe para o confronto desta quinta. São eles: Ignacio Sosa, Nahuel Acosta e Damian Suárez. Os dois primeiros se recuperam de lesão, enquanto o último não pode ser inscrito no mata-mata da Libertadores.
Assim, a tendência é que o treinador repita a escalação do primeiro jogo com o Flamengo e escale o Peñarol com: Washington Aguerre; Pedro Milans, Léo Coelho, Guzmán Rodríguez, Maximiliano Oliveira; Javier Cabrera, Damián García, Eduardo Darías, Jaime Báez; Maximiliano Silvera, Leonardo Fernández.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.