Desfalques e últimos jogos: como chega o Palmeiras para enfrentar o Flamengo
Nesta quarta-feira (7), o Flamengo visita o Palmeiras no Allianz Parque, às 20h, para confirmar a classificação às quartas de final da Copa do Brasil. Com vantagem por triunfo no jogo de ida, o Mengão jogará em estádio onde tem bom aproveitamento recente e vive momento melhor que o time paulista, que atravessa sequência de quatro jogos sem vitórias.
A vitória por 2 a 0 no Maracanã, na última quarta-feira (31), dá ao Flamengo a vantagem de poder perder por até um gol de diferença para avançar. O Palmeiras precisa vencer por pelo menos dois gols para levar a disputa pela vaga para os pênaltis. Mais gols do que fizeram nos últimos quatro jogos somados.
➕ Flamengo e David Luiz estão com renovação paralisada
Abel Ferreira e jogadores reconhecem o mau momento, que chama a atenção tanto pelos resultados quanto pela queda brusca de desempenho. A atual sequência negativa começou em derrota para o Fluminense, lanterna do Brasileirão na ocasião, seguida de derrotas por 2 a 0 para Vitória e Flamengo, respectivamente. O revés para o time baiano foi no Allianz Parque.
Empate com Internacional no último domingo (4) encerrou a série de derrotas, mas ainda assim é mais um jogo sem vitória. Somando com derrota para o Botafogo, no dia 17 de julho, são quatro derrotas e um empate nas últimas seis partida. O único triunfo foi sobre o Cruzeiro, pela 18ª rodada do Brasileirão, no dia 20 de julho.
- Botafogo 1 x 0 Palmeiras
- Palmeiras 2 x 0 Cruzeiro
- Fluminense 1 x 0 Palmeiras
- Palmeiras 0 x 2 Vitória
- Flamengo 2 x 0 Palmeiras
- Internacional 1 x 1 Palmeiras
Um fator em específico no momento palmeirense pode ser o mais favorável ao Flamengo na partida: a dificuldade na criação. O time paulista precisa atacar para tentar reverter o resultado, mas tem cometido muitos erros nesse quesito. Vide o próprio primeiro jogo, quando o Fla fez o segundo gol a partir de roubada de bola em passe errado de Gustavo Gómez.
Ainda que seja um time que valoriza a posse da bola e que certamente vá trabalhar jogadas com paciência, a marcação deve ser a principal arma do Flamengo no jogo. O time deve tentar pressionar a saída de bola adversária para forçar erros e acelerar sempre que roubar a bola.
Para ficar de olho: Raphael Veiga
Como Estêvão ainda é dúvida, Raphael Veiga novamente será o principal responsável pelo setor criativo do Palmeiras. A equipe precisa de gols e conta com o meia que é líder de assistências e vice-artilheiro na temporada. São sete passes para gols de companheiros e 11 gols no ano.
Ele tende a ser o mais acionado quando equipe estiver com posse e também nas transições ofensivas para acionar os atacantes. Mas a defesa rubro-negra precisa estar atenta também aos lances de bola parada. Veiga é o batedor oficial e sempre busca Gustavo Gómez ou Flaco López em escanteios ou cobranças de faltas.
O zagueiro ainda não teve grande destaque, com três gols no ano. Já o atacante argentino, por outro lado, é o artilheiro do time com 16 gols na temporada e possui bom aproveitamento nas jogadas de cabeça. No jogo do Brasileirão, aliás, ele tentou buscar vantagem nas costas de Varela, sem sucesso.
Provável escalação do Palmeiras contra o Flamengo
Abel Ferreia faz mistério sobre qual será a escalação para enfrentar o Flamengo nesta quarta, como a presença ou não de Estêvão. O treinador não conta com os lesionados Bruno Rodrigues e Piquerez, além do meia Maurício, que já defendeu o Internacional nesta edição de Copa do Brasil.
A tendência, portanto, é que treinador mantenha base do time que enfrentou o Rubro-Negro no Maracanã, mas promova a entrada de Flaco López em busca de mais ofensividade.
Um possível Palmeiras para jogo contra o Flamengo é: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gustavo Gómez, Murilo e Caio Paulista (Vanderlan); Aníbal Moreno, Zé Rafael (Richard Ríos) e Raphael Veiga; Felipe Anderson, Rony e Flaco López
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.