Desfalques e últimos jogos: como chega o Juventude para enfrentar o Flamengo
O Flamengo se prepara para visitar o Juventude nesta quarta-feira (26), no Alfredo Jaconi, às 20h, pela 12ª rodada do Brasileirão. O Rubro-Negro vai precisar superar obstáculos para continuar na liderança: time segue com muitos desfalques, vai jogar em estádio onde tem histórico de dificuldade e encara rival que não perdeu em casa.
Invicto há sete rodadas e com moral em alta por vitórias desfalcado, o Flamengo lidera o Brasileirão com 24 pontos. Um ponto a mais que o Palmeiras e três de vantagem para o Bahia (3º), únicos que tem a chance de passar ou empatar com o Fla na rodada. O time paulista encara o Fortaleza fora de casa e os baianos recebem o Vasco. Já o Mengão torce por tropeços para abrir ainda mais vantagem na liderança.
➕ Vini Jr cita Flamengo ao prometer evolução na Seleção Brasileira
O Juventude também faz boa campanha até aqui pensando na projeção inicial de brigar por rebaixamento. A equipe gaúcha ocupa a 13º posição com 13 pontos: três vitórias, quatro empates e três derrotas. Isso sem contar que teve jogo contra o Internacional adiado pelas enchentes no Rio Grande do Sul, que pode colocá-lo ainda mais acima.
Essa colocação só é possível pelo desempenho no Alfredo Jaconi. Se ainda não venceu fora de casa no Brasileirão, com três derrotas e dois empates, o histórico jogando em seu estádio é de três vitórias e dois empates (73%). Além disso, marcou sete dos 12 gols no torneio diante de seu torcedor.
As últimas partidas representam como a oscilação entre jogos em casa e fora se tornaram o padrão do Juventude até aqui. Enquanto tem duas vitórias Atlético-GO e Vasco e um empate (Vitória) em junho jogando em casa, perdeu para o Bragantino e o Palmeiras quando deixou seus domínios.
A derrota por 3 a 1 para o Palmeiras, aliás, foi justamente na rodada que antecede o jogo com o Flamengo.
Vale ressaltar que não há uma grande mudança de estilo. O time treinador por Roger Machado não costuma ter mais posse de bola quando enfrenta adversários do topo da tabela. A principal arma costuma ser a velocidade, mas vale destacar que não é uma equipe que se desfaz da bola para jogar só atrás e tenta valorizar posse quando recupera.
Para ficar de olho: Lucas Barbosa
Após cumprir suspensão na derrota para o Palmeiras, Lucas Barbosa é reforço de peso para o Juventude encarar o Flamengo. Emprestado pelo Santos, o ponta direita de 23 anos é o artilheiro da equipe na temporada com oito gol. As três assistências no ano fazem dele também o líder em participações.
A tendência, portanto, é que o jovem seja a principal arma ofensiva da equipe em jogadas de contra-ataques ou construindo desde a defesa do Juventude. Afinal, apesar de ser um time que não costuma ter mais a bola, vai encarar o Flamengo que muitas vezes opta por contra-ataques nesta sequência esfacelado por desfalques.
Dos oito gols que Lucas Barbosa marcou, três foram no Campeonato Brasileiro. Ele balançou as redes contra Corinthians, Atlético-GO e Vasco, todos em casa. Vale destaque também para o meia Jean Carlos, que também tem três tentos no torneio, e para o centroavante Gilberto. O último é vice-artilheiro com sete gols, mas não marcou na liga até aqui.
Provável escalação o Juventude contra o Flamengo
Roger Machado contra com dois desfalques já confirmados por suspensão para o jogo: o goleiro Gabriel e o zagueiro Zé Marcos. Mas o elenco passa por avaliações na preparação para o departamento médico avaliar condições após partida no gramado sintético do Allianz Parque.
O mais provável é que o treinador mantenha força máxima à disposição para seguir com boa campanha em casa. A escalação já terá três mudanças em relação ao último jogo, com saída dos suspensos e retorno de Lucas Barbosa. Outra possibilidade é Gabriel Taliari entrar na vaga de Gilberto.
Assim, um possível Juventude para jogo contra Flamengo no Brasileirão é: Mateus Claus; João Lucas, Danilo Boza, Rodrigo Sam e Alan Ruschel; Caíque, Jadson e Nenê; Lucas Barbosa, Erick Farias e Gilberto (Gabriel Taliari).
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.