Desfalques e últimos jogos: como chega o Juventude contra Flamengo
O Flamengo se prepara para jogo contra o Juventude neste sábado (26), no Maracanã, às 16h30, válido pela 31ª rodada do Brasileirão. A equipe comandada por Filipe Luís poderá usar o jogo como espécie de preparação para a final da Copa do Brasil, mas não pode se perder de vista a necessidade de vitória para manter a posição no G4, principalmente contra time que luta para se afastar da zona de rebaixamento.
O Flamengo é o atual quarto colocado com 51 pontos, com um de vantagem para o São Paulo (5º) e dois para o Internacional (6º). A distância para a liderança, por outro lado, é de 10 pontos. Já o Juventude ocupa a 15ª posição e pode retornar para o Z4 caso perca para o Mengão no Maracanã. A diferença para o Corinthians, primeiro da zona, é de apenas dois pontos.
➕ 10 jogadores que já atuaram por Flamengo e Juventude
Essa proximidade da zona pode ser explicada pela atual sequência de partidas sem vitórias. O time do técnico Jair Ventura venceu pela última vez no dia 15 de setembro, há mais de um mês, e acumulou duas derrotas e dois empates entre as rodadas 27 e 30 do Brasileirão.
- 15/9- Juventude 2 x 1 Fluminense- 26ª rodada
- 21/9- Vitória 1 x 0 Juventude- 27ª rodada
- 29/9- Juventude 1 x 1 Red Bull Bragantino- 28ª rodada
- 5/10- Vasco 1 x 1 Juventude- 29ª rodada
- 20/10- Juventude 3 x 5 Palmeiras- 30ª rodada
Ainda que seja um time que está na parte de baixo da tabela, o Juventude valoriza a posse da bola quando consegue recuperá-la e tenta ter mais armas além dos contra-ataques. Isso ajuda a explicar o time ter o melhor ataque entre os times abaixo da 10ª posição, 36 gols, mas também a segunda defesa geral da competição: 44 gols sofridos.
Contra o Flamengo, no entanto, a tendência é de um time mais recuado e focado em deixar o Maracanã com pelo menos um empate. Afinal, restando oito rodadas para o fim da competição, o Juventude ainda vai enfrentar sete times que estão melhor colocados e precisa somar pontos para não ser rebaixado.
Para ficar de olho: Gilberto
Jair Ventura tem quatro desfalques para o jogo, entre eles o artilheiro do time Lucas Barbosa. Sem o atacante responsável por 11 gols na temporada, a esperança para superar a defesa do Flamengo passa a ser o centroavante Gilberto. De volta após cumprir suspensão, o experiente atacante balançou as redes dos adversários nove vezes no ano.
Gilberto tem um aproveitamento na bola área e precisará de atenção dos zagueiros rubro-negros nesse quesito. Além disso, será o responsável por tentar segurar a bola no ataque para armar as jogadas ofensivas da equipe gaúcha.
Apesar de ser um time que gosta de construir o jogo com passes desde a defesa, o Juventude deve apostar em ligações diretas diante da pressão alta do Flamengo de Filipe Luís.
Provável escalação do Juventude contra o Flamengo
Com desfalques e retornos, Jair Ventura fez diferentes testes durante a semana de treinamentos para definir o time que enfrenta o Flamengo. Lucas Barbosa, Jadson, Jean Carlos e Thiaguinho são as ausências, enquanto Nenê, Gilberto, Lucas Freitas e Rodrigo Sam volta a ficar à disposição.
Luís Oyama deve assumir a vaga de primeiro volante no lugar de Jadson, enquanto Marcelinho e Ewerthon brigam pela posição no ataque. No meio-campo, Jair precisa decidir entre Nenê e o jovem Mandaca.
Assim, um possível Juventude para jogo contra o Flamengo no Brasileirão é: Gabriel; João Lucas, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Ronaldo, Oyama; Marcelinho (Ewerthon), Mandaca (Nenê) e Edson Carioca; Gilberto.