Desfalques e últimos jogos: como chega o Fluminense para enfrentar o Flamengo

22/06/2024, 07:30
Time do Fluminense perfilado antes de partida pelo Brasileirão; veja como chega o rival para partida contra o Flamengo

O Flamengo teve pouco tempo para comemorar vitória sobre o Bahia e já precisa focar no clássico om o Fluminense, neste domingo (23), no Maracanã, às 16h, pela 11ª rodada do Brasileirão. Líder, o Mengão chega com moral em alta pelos resultados positivos com time desfalcado, quer vantagem no topo e ainda tem a chance de afundar ainda mais o rival na lanterna.

O Flamengo lidera o Brasileirão com 21 pontos, enquanto o Fluminense vive crise. A equipe pode abrir no de três a quatro pontos de vantagem em caso de tropeços de Botafogo e Palmeiras, empatados com 20 pontos no segundo lugar. Já o Fluminense atravessa uma grande crise e tem apenas seis pontos na última posição.

Tabela do Flamengo: projeção dos próximos 5 jogos

O time comandado de Fernando Diniz tem apenas uma vitória, três empates e seis derrotas na competição. São 10 gols marcados e 18 sofridos até aqui, que representam médias de um gol feito e 1,8 gol sofrido por jogo. Não à toa treinador sofre maior pressão desde que assumiu equipe em 2022.

A única vitória aconteceu na terceira rodada em clássico contra o Vasco. Sendo assim, está da quarta até a 10ª rodada sem vencer, com quatro derrotas e três empates. Desses quatro reveses, três foram em sequência nas últimas rodadas: 1 a 0 para o Botafogo, 2 a 1 para o Atlético-GO e 2 a 0 para o Cruzeiro.

Se em 2023 conseguiu futebol para ser campeão da Libertadores, o 2024 do Fluminense dentro de campo é o inverso. O time ainda tenta emular as ideias de posse de bola, aproximação e passes curtos desde a defesa de Fernando Diniz, mas o desempenho muito abaixo aumenta tom das críticas e cobranças por mudanças.

O treinador, por outro lado, garante que o debate foi parte de toda sua trajetória como técnico e não irá mudar neste momento.

Cenário que faz do Flamengo muito favorito para o jogo e pode fazer a crise do rival que já parece grande ir para um nível ainda maior. Uma derrota para o Mengão, a depender de como se desenrolar em campo, e possível desvantagem de três pontos na lanterna certamente potencializaria pressão.

Para ficar de olho: Cano e John Kennedy

Os números de jogadores do Fluminense explica o ano muito ruim do time. O artilheiro é o meia Jhon Arias, que tem sete gols e é desfalque pela Copa América. Já vice-artilheiro é Lelê, que está lesionado e não joga desde o início de abril.

Assim, sobram Cano e John Kennedy brigando pela titularidade e tentando assumir posto de goleador neste momento conturbado. A fase dos dois não é boa, mas a defesa rubro-negra precisa ficar atenta. Provavelmente um dos dois irá começará jogando, ou talvez até ambos, e as jogadas ofensivas certamente serão buscando os atletas.

Germán Cano marcou cinco gols em 2024, enquanto John Kennedy tem quatro. Mas vale destacar que o argentino jogou 2.004 minutos e o atacante de 22 anos menos da metade: 846. Por outro lado, o jovem não marcou no Brasileirão.

Provável escalação do Fluminense contra o Flamengo

Diniz tem lista de desfalques para a partida. São eles: Arias (Copa América), André (lesionado) e Manoel e Isaac (dores musculares). Por outro lado, conta com retorno de Felipe Melo, Ganso e Guga que cumpriram suspensão, além de Samuel Xavier e Marcelo que sentiram incômodos musculares antes do último jogo.

Marquinhos deixou derrota para o Cruzeiro com dores, mas comissão técnica tem expectativa de contar com atacante.

Assim, um possível Fluminense para jogo contra Flamengo no Brasileirão é: Fábio; Samuel Xavier, Marlon, Felipe Melo e Marcelo; Martinelli, Lima e Ganso; Marquinhos, Keno (Douglas Costa) e Cano (John Kennedy).


Partilha
Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.