Desfalques e últimos jogos: como chega o Cuiabá para enfrentar o Flamengo
O Flamengo se prepara para encarar o Cuiabá, neste sábado (6), às 20h, no Maracanã, em jogo válido pela 15ª rodada do Brasileirão. Líder isolado da competição, com três pontos de vantagem para o vice-líder, o Mengão volta a atuar ao lado da Nação e tem a missão de superar time que briga contra a zona de rebaixamento.
O Flamengo está no topo do Brasileiro com 30 pontos e só perde a posição no caso de inesperada derrota. Botafogo, Palmeiras e Bahia vêm logo atrás empatados com 27 pontos e ainda precisariam tirar diferença no saldo de gols. Já o Cuiabá é apenas 15º na tabela com 13 pontos, um ponto de distância para o Z4.
➕ Profissionalização e neurociência: as promessas de MGM, candidato à presidência do Flamengo
A equipe mato-grossense faz campanha de três vitórias, quatro empates e sete derrotas até este momento da competição, aproveitamento de 30,9%. Dono da quinta pior defesa, com 19 gols sofridos, e somente 15 gol marcados, o Cuiabá tem saldo negativo de quatro gols.
A partida contra o Flamengo pode marcar o quinto jogo consecutivo sem vitória para o Cuiabá. Foram três empates e uma derrota nos últimos quatro jogos, que justificam a posição ruim no torneio. O time empatou com Atlético-GO, Corinthians e Red Bull Bragantino, respectivamente, e sofreu revés em casa para o Botafogo na última rodada.
Mas vale destacar que duas das três vitórias da equipe na competição foram fora de casa. Goleada por 5 a 2 sobre o Criciúma, na sexta rodada, e depois equipe surpreendeu o São Paulo no Morumbis na 10ª rodada ao vencer por 1 a 0.
Além disso, o Cuiabá empatou com o Corinthians na 12ª rodada. Ou seja, sete dos 13 pontos na competição foram conquistados como visitante (53,8%).
O técnico português Petit armou equipe defensiva e focada em agredir os adversários em contra-ataques. E o resultado foram duas vitórias e um empate em partidas que teve menos posse e menos finalizações. Com o treinador, aliás, único jogo fora de casa que o time não pontuou foi derrota para o Cruzeiro.
A tendência, portanto, é que estratégia de recuar os jogadores e apostar em saídas em velocidade seja utilizada contra o Flamengo no Maracanã.
Para ficar de olho: Isidro Pitta
O centroavante paraguaio Isidro Pitta é a grande esperança do Cuiabá para surpreender o Flamengo no Maracanã. Com 18 gols, ele é disparado o principal goleador da equipe e está também entre os maiores artilheiros de todo o país na temporada.
Pitta está atrás apenas de Pedro, artilheiro do Brasil com 24 gols, além de Mastriani e Lucero, que marcaram 19 vezes. Além disso, com quatro desses 18 gols no Brasileirão, é o terceiro colocado também na lista de artilheiros da liga nacional.
O atacante tem também duas assistências, que o deixam com 20 participações diretas em 39 jogos no ano (0,51 pj).
Deyverson é o vice-artilheiro, mas está afastado desde abril. Sendo assim, Clyason é o segundo jogador à disposição que mais marcou: sete gols. Vale destaque também para Fernando Sobral, que foi reserva nos últimos jogos mas possui sete gols e seis assistências na temporada.
Provável escalação do Cuiabá contra o Flamengo
Petit tem três desfalques já confirmados para armar time contra o Flamengo. O lateral direito Railan, o volante Felipe Augusto e o atacante André Luís estão suspensos por acúmulo de cartões amarelos e não entram em campo.
Além disso, o ex-Flamengo Max não tem presença confirmada pois se recupera de lesão.
Assim, um possível Cuiabá para jogo contra o Flamengo é: Walter; Bruno Alves, Marllon e Alan Empereur; Matheus Alexandre, Lucas Mineiro, Denílson (Fernando Sobral) e Ramon; Jonathan Cafu, Isidro Pitta e Clayson.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.