Desfalques e últimos jogos: como chega o Corinthians para enfrentar o Flamengo
Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º), às 16h, na Neo Química Arena, pela 25ª rodada do Brasileirão. Em sequência de vitórias após aproximadamente um mês alternando resultado, o Flamengo visita o time paulista para voltar a subir na tabela da competição e encara adversário que luta desesperadamente para fugir da zona de rebaixamento.
O Flamengo soma 44 pontos e está na quarta posição, a quatro do líder Fortaleza, enquanto o Corinthians é 18º com metade dos pontos: 22. Um triunfo na casa dos paulistas pode significar a segunda posição para o Fla, já que Botafogo (2º) e Fortaleza se enfrentam, e o Palmeiras visita o Athletico. Já para os paulistas, uma derrota pode criar cenário que precisarão de ao menos duas rodadas para sair do Z4.
➕ Ramón Díaz diz que Corinthians se prepara para ‘guerra’ contra Flamengo
A equipe do treinador Ramón tem poucos dias para encontrar uma estratégia para superar o Flamengo. O futebol apresentado nos últimos jogos foi muito ruim e o recorte recente é de uma vitória nos últimos 11 jogos. Ainda que tenha dois jogos de classificação, uma na Copa do Brasil e outro na Sul-Americana, as partidas decisivas terminaram com placar negativo nos 90 minutos, sendo definidas nos pênaltis.
Os últimos 11 jogos do Corinthians (4 derrotas, 6 empates e 1 vitória):
- Juventude 2 × 1 Corinthians-Ida das quartas da Copa do Brasil
- Fortaleza 1 × 0 Corinthians-24ª rodada Brasileirão
- Corinthians (5) 1 × 2 (4) Bragantino-Volta oitavas Sul-Americana
- Fluminense 0 × 0 Corinthians-23ª rodada Brasileirão
- Bragantino 1 × 2 Corinthians-Ida oitavas Sul-Americana
- Corinthians 1 × 1 Bragantino-22ª rodada Brasileirão
- Grêmio (1) 0 × 0 (3) Corinthians-Volta oitavas Copa do Brasil
- Corinthians 1 × 1 Juventude-21ª rodada Brasileirão
- Corinthians 0 × 0 Grêmio-Ida oitavas Copa do Brasil
- Atlético-MG 2 × 0 Corinthians-20ª rodada Brasileirão
- Corinthians 2 × 2 Grêmio-19ª rodada Brasileirão
Destaca-se que a única vitória nesse período foi na casa do Red Bull Bragantino. Foram quatro empates e uma derrota nas últimas vezes que jogou ao lado de sua torcida, sendo que o último triunfo está completando um mês e meio. O jogo em questão foi 2 a 1 sobre o Criciúma, no dia 16 de julho.
Corinthians x Flamengo repleto de emoções
O jogo promete ser de grandes emoções dentro e fora de campo. Primeiro por acontecer no dia que o Corinthians completa 114 anos e certamente acontecerão celebrações antes da partida. No cenário atual da equipe, no entanto, uma atuação muito ruim e derrota no dia do aniversário pode ajudar a irritar o torcedor diante do cenário na tabela.
Isso além da presença de Tite, que logicamente mexerá com os corintianos. O treinador campeão de tudo pelo time alvinegro vai a Neo Química Arena como treinador de um clube pela primeira vez desde 2016, quando deixou o Corinthians para assumi a Seleção Brasileira.
Para ficar de olho: Rodrigo Garro
A má fase do Corinthians está diretamente relacionada aos números muito ruins de seus jogadores no ano. Contudo, um dos poucos que se salva entre as críticas do torcedor corintiano é o meio-campista argentino Rodrigo Garro.
O meia é o líder de assistências da equipe na temporada, com seis, e também é o terceiro na lista de artilheiros: seis gols. Não são números espetaculares, mas Garro é o atleta que apresenta consistência de atuações e até tem criado chances para os companheiros finalizarem, mas a eficiência está sendo o maior problema no ataque.
Ele também é o responsável por bolas paradas e vem de assistência para Gustavo Henrique em cobrança de escanteio, além de já ter marcado gol de falta no ano. Portanto, vale atenção da defesa rubro-negra nesse quesito.
O artilheiro do time em 2024 é Yuri Alberto, mas o momento do atacante é muito ruim e repleto de críticas da torcida. Já Wesley, o jogador mais habilidoso do elenco, foi negociado e não participa de Corinthians x Flamengo.
Provável escalação do Corinthians contra o Flamengo
Ramón Díaz poupou alguns jogadores na Copa do Brasil e confirmou que mandará força máxima à disposição para o jogo contra o Flamengo. Há dúvidas em algumas posições e o sobre o esquema. O que mais funcionou foi com três zagueiros, mas encontrou problema após lesão de Alex Santana, e a tendência é que mantenha time no 4-3-3.
Assim, um possível Corinthians para jogo contra o Flamengo é: Hugo Souza, Matheuzinho, Gustavo Henrique, Cacá e Hugo; José Martínez (Charles), Raniele e Rodrigo Garro; Talles Magno, Yuri Alberto e Romero (Pedro Henrique).
Os desfalques da equipe, além de Alex, são Ruan Oliveira, Maycon e Diego Palacios, trio que se recupera de lesão e pode não voltar mais nesta temporada.
Já o Flamengo tem as seguintes ausências: De La Cruz, Michael, Arrascaeta, Cebolinha, Matías Viña, Gabigol e agora Léo Pereira.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.