Desfalques e últimos jogos: como chega o Botafogo para enfrentar o Flamengo

17/08/2024, 06:00
Artur Jorge, técnico do Botafogo; veja como chega o rival para enfrentar o Flamengo

Envolvidos no mata-mata de Libertadores, Flamengo e Botafogo se encontram em confronto direto pelo topo do Brasileirão neste domingo (18), no Engenhão, às 18h30, pela 23ª rodada. Um clássico que pode definir o novo líder da liga nacional, mas deve acontecer com times bem modificados em campo.

O Flamengo tem 41 pontos e está na terceira posição do Brasileirão. Uma vitória garante que o time vai ultrapassar o rival, que está na liderança com 43 pontos, e garante ao menos o segundo lugar ao final da rodada. Para o resultado render também a posição de líder, no entanto, precisa que o Fortaleza (2º) empate ou perca para o Bragantino neste sábado (17).

Botafogo x Flamengo: CBF faz escolha atípica para arbitragem

Com 22 jogos no campeonato, um a mais que Fla e Fortaleza, e vai para o clássico visando evitar o cenário ruim que se criou na última rodada. Após derrota para o Juventude, o Botafogo correu risco de perde liderança para o Flamengo, que desperdiçou chance ao empatar com o Palmeiras, e viu o Fortaleza chegar aos 42 pontos.

Uma vitória colocará o Mengão com um ponto de vantagem para o rival e possibilidade de abrir quatro em caso de vitória no jogo atrasado, que é contra o Internacional. Cenário difícil para ambos os times, que precisam pensar também no jogo de Copa no meio da semana. Ainda mais o Flamengo, que vai viajar para altitude de La Paz.

Últimos jogos do Botafogo:

Ainda que esteja com moral em alta após vitória sobre o Palmeiras na Libertadores, o Botafogo oscilou nas últimas semanas e acumulou resultados ruins. Entre o dia 20 de julho e a última quarta (14), foram três vitórias, dois empates e três derrotas. Incluindo eliminação para o Bahia na Copa do Brasil.

  • 20/7- Botafogo 1 x 0 Internacional- 18ª rodada do Brasileirão
  • 24/7- São Paulo 2 x 2 Botafogo- 19ª rodada do Brasileirão
  • 27/7- Botafogo 0 x 3 Cruzeiro- 20ª rodada do Brasileirão
  • 30/7- Botafogo 1 x 1 Bahia- Ida oitavas Copa do Brasil
  • 3/8- Atlético-GO 1 x 4 Botafogo- 21ª rodada do Brasileirão
  • 7/8- Bahia 1 x 0 Botafogo- Volta oitavas Copa do Brasil
  • 11/8- Juventude 3 x 2 Botafogo- 22ª rodada do Brasileirão
  • 14/8- Botafogo 2 x 1 Palmeiras- Ida das oitavas Libertadores

Para ficar de olho: Tiquinho Soares

A formação titular do Botafogo para o clássico ainda é uma incógnita, mas tendência é o técnico Artur Jorge fazer alterações no time. E o setor que mais possui opções para o português mudar o elenco é o ataque, e uma dessas alterações pode ser o retorno de Tiquinhos Soares ao time titular

O centroavante se recuperou recentemente de lesão no joelho e voltou a jogar contra o Palmeiras. Como o titular no jogo de volta deve ser Igor Jesus, autor de gol e assistência no jogo internacional, Tiquinho tem grandes chances de ser o escolhido contra o Flamengo.

Mas apesar de possivelmente ter pedido a vaga 11 inicial, o atleta segue sendo o vice-artilheiro da equipe no ano, com oito gols. Como o artilheiro Júnior Santos (18 gols) está suspenso, é Soares o maior goleador à disposição de Artur Jorge. E também o mais assistente, vale destacar, com oito passes para gols de companheiros.

Provável escalação do Botafogo contra Flamengo

O alvinegro tem nove desfalques já confirmados para o jogo contra o Mengão: São eles: Rafael, Eduardo, Matheus Nascimento, Jeffinho e Júnior Santos (lesionados); Pablo (transição); Damián Suárez (afastado); Lucas Halter e Marçal (suspensos).

Ainda assim deve sobrar espaço para Artur Jorge realizar algumas mudanças. Além de Tiquinho na vaga de Igor Jesus, o treinador costuma mudar dupla de volantes antes de jogos mata-mata. Danilo Barbosa e Allan estão jogando o Brasileirão, enquanto Gregore e Marlon Freitas entram nas Copas.

Sendo assim, um possível Botafogo para jogo contra o Flamengo no Engenhão é: John; Ponte, Bastos, Barboza e Cuiabano; Danilo Barbosa, Allan, Savarino e Thiago Almada(Tche Tchê); Luiz Henrique (Matheus Martis) e Tiquinho Soares.


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.