Desfalques e últimos jogos: como o Bahia chega contra o Flamengo

04/10/2024, 10:12
Ceni se lamenta em Flamengo x Bahia pela Copa do Brasil

O Flamengo finaliza os últimos detalhes para enfrentar o Bahia, neste sábado (5), às 19h, na Fonte Nova, pela 29ª rodada do Brasileirão. Com expectativa renovada após a troca de Tite por Filipe Luís e chance de emplacar três vitórias seguidas após mais de dois meses, o Mengão viaja para encarar adversário que teve uma semana livre para treinamentos e sonha com entrada no G4.

Flamengo e Bahia estão separados por apenas três pontos na tabela do Brasileiro, o que faz do jogo desse fim de semana um confronto direto. O Rubro-Negro possui 48 pontos e ocupa a quarta colocação, enquanto o tricolor baiano é o sexto por somar 45 pontos. Vencer, portanto, é fundamental para o Fla manter a posição e seguir olhando para possível aproximação da liderança.

Flamengo vem de 10 vitórias consecutivas contra o Bahia

Entretanto, ainda que brigando por uma boa posição na liga, o time do técnico Rogério Ceni não vive um grande momento na temporada. A eliminação para o próprio Flamengo na Copa do Brasil atrapalhou cenário de evolução e iniciou a atual sequência de quatro derrotas e somente duas vitórias nos últimos seis jogos (33% de aproveitamento).

  • Bahia 0 x 1 Flamengo- Ida quartas de final Copa do Brasil
  • Red Bull Bragantino 2 x 1 Bahia- 25ª rodada Brasileirão
  • Flamengo 1 x 0 Bahia- Volta quartas de final Copa do Brasil
  • Bahia 3 x 0 Atlético-MG- 26ª rodada Brasileirão
  • Fortaleza 4 x 1 Bahia- 27ª rodada Brasileirão
  • Bahia 1 x 0 Criciúma- 28ª rodada Brasileirão

Esse período de oscilação pode ser mais um quesito favorável para o Rubro-Negro no jogo deste sábado. A vitória contra o Criciúma na última rodada mascara mais um jogo que o time perdeu muitas oportunidades, deu muito espaço para o adversário e venceu em brilho individual do meia Cauly.

Mas a equipe de Rogério Ceni dificilmente vai abandonar as suas características de tentar dominar o jogo. Postura que faz o time dar mais espaço ao Flamengo em comparação com rivais que entram recuados na defesa.

Se repetir a intensidade da estreia de Filipe Luís contra o Corinthians, o Mengão certamente terá chances de vencer a partida. Lembrando que o confronto possui uma das maiores freguesias do futebol brasileiro na atualidade: 10 vitórias seguidas do Flamengo.

Para ficar de olho: Cauly

O meio-campo é setor fundamental do sistema de Rogério Ceni e, sem Everton Ribeiro, suspenso, o Cauly terá ainda mais responsabilidades. Autor do gol da vitória sobre o Criciúma e com assistência contra o Atlético-MG, únicos triunfos nos últimos jogos, ele será acionado na grande maioria das jogadas ofensivas.

Cauly joga atrás da dupla de atacantes Thaciano e Everaldo e costuma ser um jogador mais direto, que participa principalmente no terço final. Contudo, a ausência do ex-Flamengo deve fazer ele assumir algumas das movimentações e ajudar também na transição do meio para o ataque.

O meia é o quarto jogador do Bahia com mais gols e terceiro nas assistências nesta temporada, com oito participações em ambas as estatísticas. A defesa rubro-negra também não pode perder atenção na dupla ofensiva, já que Thaciano é o artilheiro do time, com 14 gols, e Everaldo vem na sequência com 11.

Provável escalação do Bahia contra o Flamengo

Ceni não conta com três jogadores para armar o Bahia contra o Flamengo. Além de Everton Ribeiro, Biel e Rezende seguem em transição física e não viajam com a equipe. Por outro lado, o volante Acevedo está recuperado de lesão e volta a ser relacionado.

A grande dúvida é justamente o substituto de Everton, mas decisão tende a ser por mais um volante. Um possível Bahia para jogo contra o Flamengo é: Marcos Felipe, Santi Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, De Pena (Yago Felipe) e Cauly; Thaciano e Everaldo.


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.