Desfalques e últimos jogos: como chega o Bahia para enfrentar o Flamengo
Nesta quarta-feira (28), às 21h30, Flamengo e Bahia se enfrentam na Fonte Nova pelo jogo de idas das quartas de final da Copa do Brasil. O Mengão viaja para abrir o confronto mata-mata fora de casa com moral elevada após classificação na Libertadores e voltar a vencer no Brasileirão. Do outro lado, estará rival que tenta emplacar quinto jogo de invencibilidade após período de oscilação no ano.
O Flamengo tem três vitórias, um empate e três derrotas nos últimos sete jogos, período em que o desempenho da equipe foi questionado por torcedores. Foi nesse recorte, contudo, que o clube eliminou o Palmeiras da Copa do Brasil, avançou na Libertadores e segue disputando no topo do Brasileirão após vitória sobre o Bragantino.
➕ Estádio do Flamengo: Paes busca o apoio de Lula contra a Caixa
Já o Bahia chega às quartas de final da Copa do Brasil após eliminar o Botafogo. O time comandado pelo ex-Flamengo Rogério Ceni está se recuperando e atingiu sequência invicta de três vitórias e um empate. Antes, o tricolor baiano passou por série de seis jogos sem vitória, com três derrotas e três empates.
O período negativo se iniciou na 16ª rodada do Brasileirão, quando o Bahia era quarto colocado com 20 pontos, e chegou ao fim com a equipe na sétima posição na 21ª rodada. A sequência invicta melhorou a situação no Campeonato Brasileiro e garantiu a classificação sobre o Botafogo, já que foi vitória por 1 a 0 na fonte nova que iniciou a série. Veja os resultados dos últimos jogos do Bahia
- Bahia 0 x 0 Botafogo- Brasileirão
- Grêmio 0 x 2 Bahia- Brasileirão
- Bahia 2 x 0 Vitória- Brasileirão
- Bahia 1 x 0 Botafogo- Copa do Brasil
Destaque principalmente ao equilíbrio entre ataque e defesa que Rogério Ceni busca para a equipe. O time passou por seis jogos consecutivos sofrendo gols e emplaca quatro partidas sem ser vazado. Mas a maior segurança defensiva parece ter efeitos também no ataque, os cinco gols em quatro jogos representam uma média de 1,25 por jogo, menor que o total da temporada de 1,6.
O time não deve abandonar suas características de tentar dominar o jogo a partir da posse e tendência é de uma partida aberta. Ainda mais com o primeiro jogo sendo na Fonte Nova, já que o Bahia certamente deseja um bom resultado em casa para decidir no Maracanã, enquanto o Mengão de qualquer maneira tem a agressividade ofensiva como característica de jogo.
Para ficar de olho: Everton Ribeiro e Cauly
A dupla de meio-campistas é certamente o que mais chama a atenção no time titular do Bahia. Os dois buscam se conectar a todo momento e, com liberdade de movimentação no esquema de Rogério Ceni, participam de basicamente todas as jogadas ofensivas da equipe.
Everton Ribeiro, assim como acontecia no Flamengo, é peça importante para atrapalhar a marcação pressão do adversário. O meia possui muita qualidade e consegue se livrar de marcadores em uma ou duas ações, sejam passes ou dribles, enquanto Cauly normalmente atua mais próximo da aérea e é um meia mais objetivo.
Não à toa, eles somam 15 assistências na temporada, nove de Everton e outras seis do companheiro. O número de gols ajuda a explicar a importância dos meias para o Bahia: sete de Cauly e cinco de Everton Ribeiro. Ou seja, são 14 participações diretas em gols do ex-Flamengo e 13 do camisa 8 do Bahia.
Vale menção também a Thaciano e Everaldo. O primeiro é o artilheiro do time no ano, com 14 gols, e o camisa 9 está logo atrás, com nove. Ambos fazem parte dessa constante movimentação do time do Bahia e possuem um bom entrosamento com os meias.
Provável escalação do Bahia contra o Flamengo
Rogério Ceni tem quatro desfalques confirmados para a partida: Biel, Gilberto e Acevedo (lesionados) e Rafael Ratão (suspenso). O técnico conta com o retorno de Ademir, jogador que costuma ser utilizado na maioria das vezes que está à disposição e é “trunfo” do treinador para o segundo tempo dos jogos.
A escalação titular do Bahia contra o Flamengo, portanto, deve manter base dos últimos jogos: Marcos Felipe; Santiago Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Cauly e Everton Ribeiro; Thaciano e Everaldo.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.