Desfalques e últimos jogos: como chega o Bahia para enfrentar o Flamengo na Copa do Brasil

11/09/2024, 09:50
Rogério Ceni passa instrução durante treino do Bahia; ao fundo os ex-Flamengo Everton Ribeiro e Jean Lucas sorriem

Nesta quinta-feira (12), às 21h45, Flamengo e Bahia se enfrentam no Maracanã para definir o classificado às semifinais da Copa do Brasil. Com vantagem por triunfo no jogo de ida, retorno de titulares e apoio da torcida, o Mengão chega como favorito para encarar o rival que não vence há três partidas e passava por questionamentos antes da pausa para a Data Fifa.

A vitória por 1 a 0 na Fonte Nova, no dia 28 de agosto, dá ao Flamengo a vantagem do empate para avançar na Copa do Brasil. O Bahia precisa vencer por um gol para levar a disputa da vaga para os pênaltis e dois ou mais para se classificar no tempo normal, algo que não acontece há quase um mês.

Martial perde força e Flamengo não deve fazer novas contratações

O último triunfo do Bahia foi sobre o Grêmio no dia 17 de agosto, pelo Brasileirão, e desde então a equipe acumulou um empate, duas derrotas e dúvidas sobre o trabalho de Rogério Ceni. As escolhas e o sistema tático do treinador, que recém-completou um ano no tricolor baiano, foram questionados durante coletivas na pausa para a Data Fifa.

Isso porque a sequência negativa representou até o momento o distanciamento para o G4 do Brasileirão e desvantagem para o Flamengo na Copa do Brasil. Além disso, vale destacar que o Bahia marcou somente uma vez nesses três jogos.

  • Bahia 0 x 0 Botafogo | 25 de agosto | 24ª rodada do Brasileiro;
  • Bahia 0 x 1 Flamengo | 28 de agosto | Jogo de ida das quartas da Copa do Brasil;
  • Bragantino 2 x 1 Bahia | 1º de setembro | 25ª rodada do Brasileiro.

A pausa de 10 dias para os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo serviu para tanto o Bahia quanto o Flamengo recuperarem alguns de seus jogadores lesionados. Há expectativa de ambos os lados por uma melhora de desempenho em relação aos últimos jogos, mas pode-se cravar o Rubro-Negro favorito pela vantagem e momento pior do rival.

Para ficar de olho: Everton Ribeiro

O meio-campo é o setor chave do time do Bahia, que dificilmente abandona as características de brigar pela posse da bola. Todos os atletas do setor costumam realizar muitas ações com bola e se movimentam muito, mas em especial Everton Ribeiro.

O ex-Flamengo participa de praticamente todas as jogadas ofensivas do time de Rogério Ceni. Ele aproxima na saída de bola e utiliza da qualidade para se livrar de marcadores em uma ou duas ações, sejam passes ou dribles, e aparece novamente no setor ofensivo para o passe final. São nove assistências na temporada, além de cinco gols.

Entretanto, também é preciso tentar anular ao máximo as participações de Caio Alexandre, Jean Lucas e Cauly. O último não enfrenta seu melhor momento na temporada após grande destaque no primeiro semestre, mas é um jogador que atua principalmente no último terço do campo e tem qualidade.

Vale menção também a Thaciano e Everaldo. O primeiro é o artilheiro do time no ano, com 14 gols, e o camisa 9 está logo atrás, com nove. Ambos fazem parte dessa constante movimentação do time do Bahia e possuem um bom entrosamento com os meias.

Provável escalação do Bahia contra o Flamengo

Ceni deve ter somente dois desfalques para a partida: Biel e Acevedo (lesionados). O atacante se recupera de problema nas costas e é listado como dúvida, enquanto o volante está em transição física. Ambos ficarão de fora. O técnico contará com o retorno de Thaciano e Ademir.

A escalação titular do Bahia contra o Flamengo, portanto, deve manter base dos últimos jogos: Marcos Felipe; Arias, Gabriel Xavier, Kanu, Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro, Cauly; Thaciano, Everaldo.


Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.