Desfalques e últimos jogos: como chega o Fluminense contra o Flamengo
O Flamengo finaliza os últimos detalhes para disputar clássico contra o Fluminense nesta quinta-feira (17), no Maracanã, às 20h, pela 30ª rodada do Brasileirão. Com expectativa da torcida renovada pelo bom início de Filipe Luís e uma semana de livre para treinos, o Mengão ainda sonha com o título da liga e também tem a chance de mandar o rival para o Z4.
Enquanto o Flamengo possui 51 pontos e tem o clássico como parte do objetivo de ultrapassar o Botafogo até a 38ª rodada, o Fluminense flerta com a zona do rebaixamento. O rival é o atual 16º colocado com 30 pontos, um a mais que Vitória (17º) e Corinthians (18º). Uma derrota para o Mengão, portanto, pode significar o retorno para a zona. Veja como chega o rival para o clássico com o Rubro-Negro:
➕ Filipe Luís encontra Mano Menezes, treinador que o ignorou na Seleção Brasileira
É verdade que o Fluminense é um time melhor do que era no início do ano, não à toa é o sexto melhor time do returno. Mas a evolução não significa que a equipe deixou de oscilar na temporada, e o mês de setembro foi um grande exemplo. Foram três vitórias e quatro derrotas no período, sem empates e com eliminação na Libertadores.
- 1/9- Fluminense 2 x 0 São Paulo- 25ª rodada Brasileirão
- 15/9- Juventude 2 x 1 Fluminense- 26ª rodada Brasileirão
- 18/9- Fluminense 1 x 0 Atlético-MG- Ida quartas Libertadores
- 21/9- Fluminense 0 x 1 Botafogo- 27ª rodada Brasileirão
- 25/9- Atlético-MG 2 x 0 Fluminense- Volta quartas Libertadores
- 29/9- Atlético-GO 1 x 0 Fluminense- 28ª rodada Brasileirão
- 3/10- Fluminense 1 x 0 Cruzeiro- 29ª rodada Brasileirão
Mesmo com a pequena fuga da zona do rebaixamento ao vencer o Cruzeiro, o trabalho de Mano Menezes é alvo de críticas. Torcedores reclamam não só da falta de consistência, mas principalmente do estilo conversador do técnico. Algo que não deve mudar no Fla x Flu.
Jogam contra o treinador o histórico em clássicos pelo tricolor: derrotas para Vasco e Botafogo. Além disso, o retrospecto do Fluminense contra o Flamengo apontam para a vantagem rubro-negra: quatro derrotas e quatro empates nos últimos oito jogos. Em caso de triunfo ou placar igual nesta quinta, o Mengão terminará a temporada invicto contra o rival.
Para ficar de olho: Jhon Arias
Artilheiro e segundo com mais assistência do rival na temporada, Arias chegará ao Rio de Janeiro na noite de quarta-feira (16) e sequer vai treinar antes do Fla x Flu. Mas sua importância para o time é tamanha que a tendência é que comece jogando como time titular.
Mano já não conta com Keno e Kevin Serna, o que o tirou um titular e a primeira opção no banco para o lado de campo. Sendo assim, ainda que tenha testado Marquinhos no treinamento, o treinador e sua comissão fazem de tudo para Arias tem condição de jogo.
Titular da Colômbia na goleada sobre o Chile, nesta terça-feira (15), o atacante ficou em campo por 77 minutos. Ou seja, é possível que o atleta responsável por 12 gols e sete assistências na temporada não esteja nas condições ideais.
Provável escalação do Fluminense contra o Flamengo
O Fluminense tem três desfalques já confirmados para o clássico: Serna (lesionado), Kerno e Marcelo (suspensos). Além disso, Thiago Silva ainda não está totalmente recuperado de lesão no calcanhar e é tratado como dúvida. Cano, Nonato e Ignácio, por outro lado, retornam aos relacionados.
Sendo assim, um possível Fluminense para enfrentar o Flamengo é: Fábio; Samuel Xavier, Ignácio (Thiago Silva), Thiago Santos, Diogo Barbosa; Bernal, Martinelli, Ganso; Lima, Arias (Marquinhos) e Kauã Elias.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.