Desequilibrado, Flamengo tem melhor ataque e pior defesa da Série A em 2023

16/02/2023, 15:13
Defesa do Flamengo de Vitor Pereira é problema, principalmente em jogos difíceis

Equilíbrio. Essa é a palavra que o técnico do Flamengo tem repetido em quase todas as respostas que dá em coletivas sobre o funcionamento do time. Vitor Pereira sabe que precisa igualar o rendimento do time nas diversas fases do jogo, pois os números provam essa necessidade.

Depois de 24 gols marcados em dez jogos, o Flamengo é o clube da Série A do Campeonato Brasileiro que mais marcou gols em 2023. Com dez tentos de Pedro e nove de Gabigol, o Rubro-Negro segue sendo o clube que mais fura as defesas adversárias. Mesmo na derrota, o ataque do Flamengo funcionou bem contra a ótima defesa do Palmeiras e marcou três vezes.

Leia Mais: Torcedores do Flamengo avançam em processos contra a FIFA após confusão no Mundial

Por outro lado, a defesa tem deixado muito desejar. São nada menos do que 12 gols sofridos em dez partidas. No futebol, é ponto pacífico que time que toma um gol ou mais por partida não vai longe em campeonatos. Para o futuro do time na temporada, Vitor Pereira precisa solidificar a defesa rubro-negra.

Torcida do Flamengo lamenta saída de João Gomes

Quando se examina mais a fundo os números da defesa do Flamengo, percebe-se que o problema é ainda mais grave. Isso porque nos três jogos mais difíceis, o sistema defensivo rubro-negro fracassou. Foram quatro gols contra o Palmeiras, três contra o Al Hilal e dois contra o Al Ahly. Ou seja, 75% dos gols sofridos aconteceram em jogos contra adversários mais qualificados.

Olhando para frente, os torcedores do Flamengo têm calafrios. Nas próximas seis partidas, o Rubro-Negro enfrenta o Del Valle duas vezes pela Recopa e os três clássicos no Carioca. Serão cinco testes em sequência para saber se Vitor Pereira já conseguiu corrigir os problemas defensivos do time.

Parte da torcida do Flamengo ainda lamenta a decisão da diretoria de negociar o volante João Gomes com o Wolverhampton, da Inglaterra. Para muitos, o jovem era o principal responsável pelo balanço defensivo do time na era Dorival Júnior.