Sintético, altitude e alta temperatura: os desafios da semana do Flamengo
O Flamengo se prepara para disputar o terceiro jogo em um intervalo de sete dias. Nesta semana de compromisso, foram três desafios diferentes para o time de Tite superar: gramado sintético, altitude e alta temperatura.
Gramado sintético
No da 21 de abril, o Flamengo foi até o Allianz Parque para enfrentar o Palmeiras, em jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. E o gramado sintético foi o primeiro desafio da semana que se iniciava. Na cancha artificial, a bola corre mais, quica muito e escorrega mais do que a natural, onde os atletas rubro-negros estão acostumados a atuar – e que representa a maioria dos estádios brasileiros.
➕ Flamengo x Botafogo: horário, onde assistir e provável escalação
Altitude
Três dias depois de atuar no gramado sintético, o Flamengo voltou o campo para enfrentar um desafio ainda maior: a altitude de La Paz. Para o duelo contra o Bolívar, o Rubro-Negro encarou 3650m acima do nível do mar. Como de costume? Dificuldade para respirar e fadiga assolaram os jogadores, que utilizaram cilindros de oxigênio no intervalo da partida.
Além dos efeitos no corpo humano, que podem vir em forma de náuseas, tonturas, dores de cabeça, e letargia, a altitude também interfere na forma como o esporte se desenvolve. O ar rarefeito faz a bola correr mais rápido e ficar mais leve, atrapalhando no desempenho dos atletas, que são ‘enganados’ pelos efeitos que mudam a partida.
Alta temperatura
Como se não bastassem a grama sintética e a altitude, mais um novo desafio no calendário semanal rubro-negro: a alta temperatura. Quatro dias depois de encarar 3650m, o Flamengo volta a campo para encarar o Botafogo, com a previsão mais quente para a semana. O Brasil vive período de outono, mas a meteorologia aponta temperaturas a nível de verão.
Para toda a semana, o domingo (28), dia do clássico entre Flamengo e Botafogo, deve registrar a temperatura mais alta desta semana, com máxima de 36ºC. Mais um agravante? A partida será disputada às 11h (de Brasília), um dos horários de maior incidência de calor.
O aproveitamento do Flamengo na semana
Nos dois primeiros desafios, o Flamengo não conquistou vitórias. No sintético do Allianz Parque, empatou em 0 a 0 com o Palmeiras. Na altitude de La Paz, perdeu para o Bolívar por 2 a 1. Agora, apesar da alta temperatura, o Rubro-Negro tenta usar o Maracanã a seu favor para voltar a vencer.
A bola vai rolar para Flamengo e Botafogo será disputada neste domingo (28), às 11h (horário de Brasília), no Maracanã. A partida terá transmissão do Premiere.