[#DesafioDasChapas] O que as Chapas pensam sobre o treinador do Flamengo

Atualizado: 06/03/2025, 08:33

O Mundo Bola te convida a pensar a respeito das ideias das Chapas que querem comandar o Clube

 

Por: Diogo Almeida

Oswaldo de Oliveira parece não estar agradando as correntes políticas que integram a corrida presidencial no Mais Querido. Perguntamos para as chapa que concorrem ao pleito sobre o perfil ideal de treinador e em nenhuma resposta Oliveida foi citado.

Depois de ter tocado o G4 da competição e despencado vertiginosamente, o técnico parece ainda seguro no comando do time até o fim do campeonato. Bandeira de Melo e o atual staff são discretos ao falar sobre a renovação do treinador. Com sete rodadas ainda por jogar no BR, o que se acredita mesmo na Gávea é que Oliveira não será o nome ideal para o próximo ano.

Boa parte da torcida espera que o clube busque alternativas fora do mercado brasileiro, nitidamente limitado em boas escolhas. Todavia, com a crise no campo e o afastamento de cinco jogadores do elenco nesta quarta (28), técnicos disciplinadores também começam a ganhar aclamação, talvez daí resida a especulação no nome de Muricy.

A pergunta do desafio foi: "Qual o perfil ideal de treinador para o clube?"

A Chapa Azul, como Situação, não poderia -- obviamente -- citar nomes de treinadores para 2016. Formal ao dizer que quer "um vencedor, que entenda, valorize e respeite as características históricas do clube", a seguir foi coerente com as propostas de infraestrutura respondidas na questão anterior do desafio (veja: [#DesafioDasChapas] Como vai funcionar a estrutura de comando no Futebol Rubro-Negro), "Tal treinador tem que representar reformulação e modernidade, estando familiarizado com as principais ferramentas e tecnologias de desempenho dos atletas, bem como com os padrões de treinamento (físicos/táticos)". Qual treinador disponível no mercado, com esse perfil, temos no Brasil? Se estendendo de forma elogiosa a resposta finaliza ainda com a exigência de um "líder na acepção da palavra". Oswaldo de Oliveira teria o perfil indicado pela Chapa Azul para comandar a revolução que a gente aguarda no setor mais importante, auspicioso e difícil de trabalhar?

A Chapa Branca foi vaga ao dizer que vai buscar o que há de melhor no mercado e chegou à comicidade de citar Guardiola e Mourinho "se tivermos condições" e terminar a frase com "penso em fazer de Jayme de Almeida e Andrade os responsáveis pelo futebol profissional". Quem sabe pode dar certo, não é?

A Chapa Verde decepcionou ao não citar nenhum treinador ou menos não traçar um perfil mais extenso como fez a Chapa Azul. Situação por cerca de dois anos e meio, e agora feroz opositora da Chapa Azul, a Chapa de Wallim disse que tem que ser vencedor, dando a entender que técnicos que ainda despontam como promessas no mercado não terão vez (assim como a Chapa Azul). Ao dizer que vão se "reunir com dois ou três candidatos e conversar sobre a metodologia de trabalho de cada um e como eles se veem trabalhando no clube" a Chapa demonstra que o planejamento ficará muito nas mãos do treinador, num processo extrínseco ou que busca casar com a filosofia do seu Comitê de Futebol.

Parece que o ano que vem virá sem o desafio de uma Libertadores. É a hora de ganhar o hepta e voltar a ser hegemônico novamente no Brasil, Flamengo! Qualquer que seja a Chapa vencedora, que priorize a gestão do futebol e coloque ordem na casa, com processos que possibilitem um futuro à altura do nosso passado, presente e futuro.

COMO A CHAPA QUE VOCÊ APOIA PENSA SOBRE O TÉCNICO DO TIME

  • Chapa Azul: Que tenha perfil vencedor. Líder nato. Que saiba trabalhar cientificamente e em harmonia com o projeto estrutural do clube.
  • Chapa Branca: O melhor do mercado. Cita Jayme de Almeida e Andrade como técnicos possíveis técnicos para 2016.
  • Chapa Verde: Que tenha perfil vencedor. Que agregue sua filosofia ao clube.

 


Diogo Almeida é editor do Mundo Bola. Twitter: @DidaZico.

 

LEIA O DESAFIO DAS CHAPAS COMPLETO AQUI

PRIMEIRA PÁGINA: AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO Mundo Bola


Compartilhe
MundoBola Flamengo
Autor
Notícia e opinião de qualidade sobre o Flamengo desde janeiro de 2015