Derrota para Peñarol no Maracanã encerra série invicta do Flamengo na Libertadores
A derrota do Flamengo para o Peñarol no jogo de idas das quartas de final da Libertadores, nesta quinta-feira (19), encerrou uma série história do Rubro-Negro no Maracanã. Além do péssimo resultado e desempenho do time, a partida marcou o fim da invencibilidade de cinco anos e longa sequência de vitórias do Fla em casa.
A última vez que o Flamengo tinha saído de campo derrotado na Libertadores foi em jogo justamente contra o Peñarol, na fase de grupos de 2019. Naquela ocasião, Lucas Viatri marcou no fim da segunda etapa para garantir a vitória. Já no jogo desta quinta, Cabrera abriu o placar nos primeiros minutos e a equipe não teve grandes dificuldades em manter o resultado.
➕ Análise: passes errados custam caro e Flamengo volta a perder para o Peñarol no Maracanã
Desde a derrota há cinco anos, o Flamengo emplacou uma sequência histórica como mandante no torneio. Foram 28 jogos de invencibilidade, com 25 vitórias e três empates, sendo que estava em série de 17 triunfos consecutivos até o revés.
Derrota essa que vai muito além do fim das marcas de invencibilidade e vitória. O Rubro-Negro agora precisa vencer no Campeón del Siglo para avançar às semis da Libertadores. E não basta ser um triunfo por placar mínimo, o que levaria disputa para pênaltis. São necessários ao menos dois gols para se classificar no tempo normal. Peñarol x Flamengo decisivo será na próxima quinta-feira (26), às 19h.
Flamengo precisa por fim a jejum fora de casa para avançar na Libertadores
Se tinha um bom retrospecto em casa, o mesmo não aconteceu quando o Flamengo jogou fora de casa nas últimas duas edições. O último triunfo rubro-negro como visitante na Libertadores foi em 2022, quando venceu o Vélez por 4 a 0 na semifinal.
Desde então, não conseguiu sequer uma vitória nos oito jogos que disputou. Foram cinco derrotas e três empates, um aproveitamento vexatório de 12,5%. Vale destacar que, sob comando de Tite, o retrospecto é de um empate e três derrotas fora de casa na competição.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.