Derrota do Botafogo põe Flamengo, Palmeiras e Bragantino na briga

31/10/2023, 08:55
Atualizado: 01/11/2023
Técnico do Botafogo, Lúcio Flávio lamenta tropeço no Brasileirão. Nova derrota pode "abrir" campeonato para Flamengo, Bragantino e Palmeiras

A rodada deste meio de semana deve ser decisiva para o desenrolar do Campeonato Brasileiro. Líder desde a terceira rodada, o Botafogo tem um confronto direto contra o Palmeiras, nesta quarta-feira (1º), no Engenhão, e em caso de derrota, Palmeiras, Flamengo e Bragantino entram novamente na briga pelo título.

Líder com 59 pontos, o Botafogo tem um jogo a menos que o Palmeiras, e a distância hoje é de seis pontos. Uma vitória do time de Abel Ferreira reduz a diferença para apenas três pontos, com mais sete rodadas pela frente (oito para o Botafogo). O resultado deixa Flamengo e Bragantino vivos, já que a dupla também tem um jogo a menos.

Leia mais: Final da Libertadores no Maracanã impacta mais um jogo do Flamengo

O Flamengo enfrenta o Santos nesta quarta-feira (1º), no Mané Garrincha. No cenário de uma vitória palmeirense e com um triunfo rubro-negro em Brasília, a distância do Mengão para o topo da tabela cai para seis pontos. Já o Bragantino pode terminar a rodada com apenas quatro pontos de desvantagem, em caso de vitória sobre o Goiás, na quinta (2).

Além disso, a tabela do Botafogo é extremamente complicada. Após enfrentar o Palmeiras, o alvinegro encara o Vasco, que briga desesperadamente contra o Z4, Grêmio, e Red Bull Bragantino, fora de casa, em mais um confronto direto que pode ser decisivo para o Brasileirão.

Psicológico do Botafogo pode ser fator favorável ao Flamengo

Podendo terminar a rodada a seis pontos do Botafogo, outro fator que pode pesar a favor do Flamengo é o lado mental. Multicampeão nos últimos anos e acostumado a brigar por títulos, o Mais Querido disputa com um rival que não venceu nenhum título de expressão no século, e que não ganha o Brasileirão desde 1995.

A pressão em cima do Botafogo é imensa, e o clube parece não saber lidar com isso. No último jogo, por exemplo, o líder da competição deixou o gramado do Engenhão debaixo de vaias após a derrota para o Cuiabá, time que briga contra o rebaixamento. Portanto, o aspecto anímico pode ser um fator determinante nas próximas rodadas.

Quem também falou sobre este tema foi o jornalista Paulo Vinícius Coelho. Em participação no “De Primeira”, PVC afirmou que a ansiedade pode contaminar o ambiente e prejudicar o Botafogo:

“O peso emocional está no Botafogo, mas uma hora isso acaba. Mas, para acabar, você precisa chegar num nível de dosagem da ansiedade que não é do jogador campeão, é do porteiro no clube, é do torcedor no sinal, é na rua. Se não tomar cuidado, isso vai contaminando o ambiente, é também por isso que se tem tantos insucessos em época de fila, quando você pensa que a hora chegou”.


Compartilhe
André Antunes
Autor
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.