Denúncia por doping pode tirar Gabigol do Flamengo por 4 anos

22/12/2023, 10:22
Atualizado: 22/12/2023
Gabigol com cara de poucos amigos em jogo do Flamengo

O atacante Gabigol pode ficar afastado dos gramados por quatro temporadas por causa de uma denúncia da Procuradoria da Justiça Desportiva Antidopagem. Um dia antes da final do Carioca entre Flamengo e Fluminense, em abril, Gabi teria tentado fraudar um exame de controle de doping. A informação foi dada pelo GE.

Como tem vínculo com o Flamengo que se encerra em dezembro de 2024 e possui conversas para renovar até 2028, Gabigol estaria fora do Mais Querido, caso ganhe a punição de pena máxima. Conforme dito pelo GE, o atacante irá a julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) por infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que se refere a “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. Ainda não existe data para isto acontecer.

Conheça o fato que aconteceu no Flamengo que pode causar punição severa a Gabigol

Em linhas gerais, Gabriel Barbosa está sendo acusado de dificultar a realização dos exames de coleta para os oficiais que foram ao Ninho do Urubu. Antes dos treinos das 10h, no dia 8 de abril, todos os atletas do Flamengo realizaram os exames, menos Gabigol. O GE diz que o camisa 10 não se dirigiu ao setor, desrespeitou os responsáveis e não seguiu os procedimentos corretos.

Assim que acabou o treinamento de preparação do português Vitor Pereira, Gabigol os ignorou e foi almoçar. Logo após cerca de 90 minutos, o atacante do Flamengo pegou o vaso coletor sem avisar a ninguém, irritou-se ao ver que o oficial o acompanhou até o banheiro para a coleta e ao fim entregou o vaso aberto, contrariando orientação recebida.

Defesa de atacante justifica ação do camisa 10

“Não houve qualquer erro de procedimento do atleta na entrega do frasco após a coleta do material (…) Acaso a entrega do frasco estivesse em desacordo com as normas técnicas e de segurança, caberia ao Oficial de Controle de Dosagem recusar e exigir uma nova coleta, o que não foi feito”, diz parte da defesa de Gabigol ao portal.

Em nota, o staff de Gabi se posicionou.

“O atleta Gabriel Barbosa, sua família e staff tomaram conhecimento da matéria publicada nesta sexta-feira (22) pelo site GE. O jogador do Flamengo vem a público confirmar que o exame foi realizado e o resultado apurado já deu negativo. Diante de tal informação, não há nada que possa ferir ou infringir as normas protocolares. Reiteramos que, em nenhum momento, o atleta tentou fraudar o exame”.


Compartilhe
Yago Martins
Autor
Jornalista (Unisuam), 27 anos, natural do Rio de Janeiro e trabalhando no MRN. Atuo na área da comunicação desde 2018 e já acumulei passagens pelo Jornal Ilha Notícias, TV Ilha Carioca, Rádio RPC e Urubu Intera...