Chegou ao fim a passagem de Jorge Sampaoli no Sevilla. O clube espanhol anunciou a demissão do treinador argentino na manhã desta terça-feira (21), através de nota oficial. O técnico de 63 anos deixa o Sevilla em situação delicada em La Liga, menos de seis meses após sua contratação.
Sampaoli chegou à Espanha em outubro de 2022, após passagem pelo Olympique de Marseille. Pelo Sevilla disputou 30 jogos, com 12 vitórias e 12 derrotas. Na atual temporada de La Liga, o seu time acumula fracassos e briga contra o rebaixamento.
Leia mais: Demissão de Sampaoli pode ser problema para Vitor Pereira, afirma jornalista
“O Sevilla FC rescindiu o contrato com o seu treinador, Jorge Sampaoli, após a derrota da equipe em Getafe, que voltou a colocar o time à beira do rebaixamento. O fato de a equipe não ter conseguido sair das posições mais baixas da tabela desde sua contratação como técnico e a imagem oferecida nas últimas partidas levaram o clube a tomar essa decisão”, afirmou o clube em sua nota oficial.
A história entre Flamengo e Sampaoli
Com Vitor Pereira na corda bamba no Flamengo e sem a confiança dos torcedores, a demissão de Sampaoli pode significar uma sombra ao português. Isso porque o nome do treinador argentino é especulado no Mais Querido desde 2011, quando sua Universidad de Chile goleou o Rubro-Negro de Luxemburgo no Engenhão, por 4 a 0.
Luxa foi demitido em fevereiro de 2012, e Paulo Cesar Coutinho, vice de futebol da época, sugeriu o nome de Sampaoli, que não foi para frente. Posteriormente, em 2015, a chapa de Wallim e Bap, que faziam oposição a Eduardo Bandeira de Mello, garantiu que Sampaoli seria o treinador do clube caso vencesse a eleição. O argentino, no entanto, negou o acordo.
Mas o interesse nem sempre foi somente pela parte do Flamengo. Após sua primeira passagem pelo futebol brasileiro, pelo Santos, Sampaoli cansou de se “oferecer” ao Mengão. Em 2022, por exemplo, chegou a criticar Paulo Sousa e defender os jogadores rubro-negros, em atitude que foi vista por muitos como uma “cavada”. No entanto, os desencontros entre as duas partes são frequentes, e o treinador nunca esteve disponível quando o Flamengo precisava, e vice-versa.
Sampaoli deve voltar ao Rio de Janeiro
Demitido do Sevilla, Sampaoli deve chegar ao Rio de Janeiro nas próximas semanas, antes de decidir seu próximo passo na carreira. Isso porque o argentino se apaixonou pela cidade quando dirigiu Santos e Atlético-MG. Adaptado a vida brasileira, o treinador tem uma casa em Búzios, Região dos Lagos, e uma na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.
Argentino e com grande sucesso pela La U e pela seleção do Chile, Sampaoli normalmente passa seu tempo livre no Rio de Janeiro. Foi o que aconteceu quando deixou o Olympique de Marseille, por exemplo.
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.