Demitido após goleada do Flamengo, Roger Machado reencontra Rubro-Negro em sua estreia pelo Fluminense

10/03/2021, 09:46
Atualizado: 01/11/2023
Roger Machado Bahia Flamengo

Mundo Bola Informação | Leandro Chagas  Além do peso de ser um dos clássicos mais tradicionais do futebol brasileiro, o Fla-Flu do próximo domingo (14/03) tem mais um ingrediente especial. O confronto do Maracanã marcará o reencontro de Roger Machado com o Flamengo. Demitido pelo Bahia após ser goleado pelo time da Gávea, o técnico fará a sua estreia pelo Fluminense justamente diante do Rubro-Negro. 

Bahia pressionado x Flamengo desfalcado

No dia 2 de setembro de 2020, Flamengo e Bahia se enfrentaram no Estádio Pituaçu, em duelo válido pela 7° rodada do Campeonato Brasileiro. Mirando o topo da tabela, mesmo somando os mesmos oito pontos, as duas equipes entraram em campo em situações diferentes. 

Leia também: MC Poze do Rodo lança música em comemoração ao Octa brasileiro do Flamengo; veja o clipe

Camisa do Flamengo com homenagem ao Octa divide opiniões na Web

Jogando em casa, o time de Roger, que havia iniciado o torneio com duas vitórias, ia para a partida sem vencer nas últimas três rodadas. Do outro lado, o Fla de Domènec Torrent viajou para Salvador sem sete jogadores: Diego Alves, Cesar, João Lucas, Gerson, Bruno Henrique e Gabigol eram desfalques, e Filipe Luís foi poupado após atuar nas primeiras seis partidas do campeonato. Mesmo sem alguns dos seus principais atletas, a equipe carioca teve uma de suas melhores partidas sob o comando do treinador espanhol, vencendo por 5 a 3. 

O jogo

O Fla já começou com tudo, inaugurando o marcador com pouco mais de um minuto de jogo. Após um erro grotesco na saída de bola do Tricolor Baiano, Pedro pressionou o goleiro Anderson, que substituía o titular Douglas Friedrich, e de carrinho empurrou a para as redes. 

Aos 15 minutos, após receber um passe de Arrascaeta, o centroavante ampliou o placar com um belo chute da meia lua, sem chances para o arqueiro. A bola caprichosamente ainda bateu nas duas traves antes de morrer no fundo do gol. 

Pedro Flamengo Bahia
Pedro marcou duas vezes contra o Bahia – Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Correndo atrás do prejuízo, o Bahia descontou aos 31 minutos. Mesmo desequilibrado, Gilberto cruzou rasteiro para a área, e de primeira, Rodriguinho acertou um lindo chute e venceu Gabriel Batista.

Cinco minutos depois o Rubro-Negro voltou a ampliar a vantagem. Após uma linda troca de passes que envolveu Isla, Everton Ribeiro e Pedro, o lateral chileno cruzou na área para o gol de peixinho de Arrascaeta. 

Antes do primeiro tempo acabar, ainda deu tempo do Bahia encostar no placar. Depois do cruzamento de Nino, Gabriel Batista rebateu mal a bola. Aproveitando a falha do jovem goleiro, Elber recolocou seu time na partida. 

Segundo tempo fulminante

Disposto a liquidar a fatura, o Flamengo aumentou a vantagem logo aos dois minutos. Em um dos gols mais bonitos do Brasileirão 2020, usando a coxa, Everton Ribeiro deu um lençol no lateral Zeca e acertou uma bomba encobrindo Anderson. Relembre:

O quinto gol veio logo depois, aos seis. Após tabelar com Pedro Rocha, Arrascaeta bateu firme de perna direita e marcou o quinto gol rubro-negro.

Com o jogo já decidido, os comandados de Dome diminuíram o ritmo. Aos 44, já perto do apito final, Daniel aproveitou a sobra de um cruzamento e bateu de primeira no ângulo, dando números finais a partida. Veja os melhores momentos:

Roger demitido após a derrota

O atropelo sofrido em casa foi a gota d’água para o trabalho de Roger Machado no Bahia. Após 74 jogos disputados, o treinador foi demitido, acumulando 30 vitórias, 22 empates e 22 derrotas, aproveitamento total de 50%. Ao longo de seu tempo à frente da equipe baiana, o ex-jogador conquistou as edições de 2019 e 2020 do Estadual.

Livre no mercado desde então, Roger foi contratado pelo Fluminense, sendo apresentado no final de fevereiro. O técnico de 45 anos iniciou seus trabalhos no dia 2 de março, após quatro dias de folga que o elenco principal recebeu entre o fim da temporada 2020 e o início da 2021. 

Com o título do Palmeiras, o time das Laranjeiras não precisou disputar a Pré-Libertadores, ganhando mais um mês de preparação para a competição internacional, e voltando sua atenções para o Fla-Flu. 

Sem nenhum ponto somado e ocupando a lanterna do Carioca, o Fluminense vai para o clássico pressionado. Segundo o site GE, Fernando Pacheco, Caio Paulista, Marcos Felipe, Igor Julião, Matheus Ferraz, Yuri, Danilo Barcelos e Michel Araújo se apresentam nesta terça-feira (9) e vão estar disponíveis para o jogo válido pela terceira rodada do estadual. Com os mesmos seis pontos da líder Portuguesa, o Flamengo é o segundo colocado, ficando atrás da equipe da Ilha apenas por conta do saldo de gols.

O primeiro Fla-Flu da temporada acontece no próximo domingo (14/03), às 18h, no Maracanã.

Leandro Chagas no Twitter e no LinkedIn.


Leandro Chagas
Autor
Bacharel em Jornalismo pela FACHA, e pós-graduando em Jornalismo Esportivo na UERJ. Mesmo com 24 anos, já posso dizer que fiz de tudo um pouco na comunicação. Atualmente trabalho na assessoria de imprensa da deputada Martha Rocha, e sou redator nos sit...