Defesa de Tite fraqueja e se iguala aos times dos últimos anos

29/04/2024, 17:33
Léo Pereira Flamengo Bolívar Libertadores Amazonas

O técnico Tite se orgulhava de ter um time sólido defensivamente. No Campeonato Carioca 2024, o Flamengo levou apenas um gol em 15 jogos. Mais do que isso, esse gol foi sofrido aconteceu com o time sub-20 em campo, contra o Nova Iguaçu. O time titular não foi vazado na campanha do 38º título carioca. Mas esse encanto parece ter terminado.

Nos sete jogos que o Flamengo fez após o fim do Campeonato Carioca, o time sofreu sete gols. No Campeonato Brasileiro, foram quatro gols em quatro partidas. O time de Tite vem de duas derrotas seguidas, contra Bolívar (Libertadores) e Botafogo (Brasileiro) em que levou dois gols por jogo. O Fla é um time frágil defensivamente.

Arnaldo Ribeiro afirma que Tite tem problema sério no Flamengo

Um rápido levantamento, mostra que o Flamengo de Tite é hoje um time comum. Nas últimas cinco edições do Campeonato Brasileiro, o Flamengo teve aproveitamento defensivo pior do que o atual apenas em 2023 e 2020. O time de Jorge Sampaoli levou sete gols em quatro jogos. Já o time de Domenec Torrent levou cinco gols em quatro partidas.

Tite assumiu queda de rendimento após fim do estadual

O time de Paulo Sousa (2022) chegou ao final da quarta rodada tendo sofrido apenas três gols. Em 2021, o Flamengo comandado por Rogério Ceni não tomou gols nas três primeiras rodadas, mas sofreu três na quinta (o jogo da quarta foi adiado). Mesmo assim, melhor do que o Flamengo de Tite.

Na entrevista coletiva após a derrota por 2 a 0 para o Botafogo, Tite admitiu que o Flamengo caiu de rendimento, mas prometeu que tudo vai melhorar. Ele disse: “Em alguns momentos, o desempenho vai descer e perder confiança. Mas também tenho experiência que no momento que aprender com a adversidade, o trabalho é retomado mais forte”.


Partilha