Defesa do Flamengo volta a aparecer, time empata a série e força o jogo 5 da final do NBB

01/06/2019, 22:05
Atualizado: 01/11/2023
varejao flamengo franca

Após dois jogos em Franca onde a defesa do Flamengo foi mal, a equipe voltou a mostrar o motivo de ter os melhores números do campeonato no setor, tomando menos de 65 pontos e empatando a série em 2 x 2, depois de vencer o jogo 4 no Maracanãzinho por 76 x 62. O quinto e último jogo da série voltará a ser no interior paulista, no Ginásio Pedrocão, no próximo sábado (8).

O Jogo

O Orgulho da Nação mostrou que não tem nada perdido. Precisando do resultado, se impôs desde o início, frustrando os planos dos torcedores paulistas que faziam bastante barulho no ginásio. A equipe francana até se recuperou ainda no primeiro quarto, onde de 10 x 2, conseguiu virar para 13 x 12, botando medo nos flamenguistas presentes nas arquibancadas. No entanto, o susto não foi muito longe.

O Mais Querido ganhou o quarto por 19 x 16, e começou a abrir distância nos períodos seguintes de jogo. Principalmente já no segundo tempo de partida, à partir do terceiro quarto, momento crucial para a vitória Rubro-Negra, onde o time saiu de quadra com o placar eletrônico marcando 56 x 44, 11 pontos de vantagem para os jogadores comandados por Gustavinho.

No último quarto foi a administração, festa da torcida e ídolos sendo ovacionados ao deixarem o lendário Maracanãzinho. Pouco antes da vitória por 76 x 62 ser confirmada ao estouro do cronômetro, o ex-zagueiro Juan, o ídolo do FlaBasquete Marcelinho e o lutador José Aldo, torcedor ferrenho do Mengão, iam se encaminhando para a saída enquanto ouviam a torcida gritar alto seus nomes, e agradeciam o carinho.

Fla uniu individual e coletivo

Nos acostumamos a ver um jogador importante inspirado e outro apagado nos últimos jogos do Basquete Rubro-Negro.

Hoje foi um pouco diferente. Ainda que nem todos que poderiam brilhar tenham brilhado, a vitória veio no coletivo. Mesmo com Marquinhos liderando os números, a raça de Olivinha não deixou de aparecer, e Varejão voltou com tudo no segundo tempo de partida. Apagado e até mal na primeira etapa, o pivô campeão da NBA voltou com sangue nos olhos e também deu seus números ao jogo. Avassalador no garrafão da equipe de Helinho, anotou 13 pontos e liderou a eficiência, com 19, além de cinco de seis arremessos tentados. O já citado Marquinhos foi o cestinha com 25 pontos, e ainda deu duas assistências e dois rebotes. O último atributo muito bem trabalhado pelos cariocas hoje. Se para o técnico Gustavo de Conti, “defesa ganha jogo e rebote ganha campeonato”, seu time terá uma mão na taça caso repita o desempenho no jogo 5.

Imagem: LNB / Divulgação.

Cabeça para o desafio final

No fim da partida, o papo na zona mista foi a cabeça e o emocional para a partida decisiva. Jhonatan Luz enxerga que o time tem que conseguir se fechar, focando somente em uns aos outros dentro de quadra, esquecendo a interferência externa. Confira o que disse o camisa 7: “Temos que nos unir. Conhecemos a nossa energia de dentro pra fora. Se conseguirmos focar na gente, sabendo que tem um do lado do outro, apoiando, acho que vai calar o Pedrocão e vamos sair com a vitória”.

Olivinha, conhecido como o Deus da Raça Rubro-Negra do FlaBasquete, também comentou o assunto. Abre aspas para o vibrante ala-pivô: “Sem dúvida que vamos com uma confiança muito maior para Franca. Depois dessa partida de hoje com uma diferença muito gande, assim como foi o jogo 1, deu tudo certo pra gente, então com certeza vamos muito motivados e confiantes, e espero que dê tudo certo lá em Franca pra gente também. Pode ter certeza que vamos em busca de mais um título pro Flamengo”.




Compartilhe