Defesa do Flamengo volta a aparecer, time empata a série e força o jogo 5 da final do NBB

Atualizado: 01/11/2023, 21:00
varejao flamengo franca

Após dois jogos em Franca onde a defesa do Flamengo foi mal, a equipe voltou a mostrar o motivo de ter os melhores números do campeonato no setor, tomando menos de 65 pontos e empatando a série em 2 x 2, depois de vencer o jogo 4 no Maracanãzinho por 76 x 62. O quinto e último jogo da série voltará a ser no interior paulista, no Ginásio Pedrocão, no próximo sábado (8).

O Jogo

O Orgulho da Nação mostrou que não tem nada perdido. Precisando do resultado, se impôs desde o início, frustrando os planos dos torcedores paulistas que faziam bastante barulho no ginásio. A equipe francana até se recuperou ainda no primeiro quarto, onde de 10 x 2, conseguiu virar para 13 x 12, botando medo nos flamenguistas presentes nas arquibancadas. No entanto, o susto não foi muito longe.

O Mais Querido ganhou o quarto por 19 x 16, e começou a abrir distância nos períodos seguintes de jogo. Principalmente já no segundo tempo de partida, à partir do terceiro quarto, momento crucial para a vitória Rubro-Negra, onde o time saiu de quadra com o placar eletrônico marcando 56 x 44, 11 pontos de vantagem para os jogadores comandados por Gustavinho.

No último quarto foi a administração, festa da torcida e ídolos sendo ovacionados ao deixarem o lendário Maracanãzinho. Pouco antes da vitória por 76 x 62 ser confirmada ao estouro do cronômetro, o ex-zagueiro Juan, o ídolo do FlaBasquete Marcelinho e o lutador José Aldo, torcedor ferrenho do Mengão, iam se encaminhando para a saída enquanto ouviam a torcida gritar alto seus nomes, e agradeciam o carinho.

Fla uniu individual e coletivo

Nos acostumamos a ver um jogador importante inspirado e outro apagado nos últimos jogos do Basquete Rubro-Negro.

Hoje foi um pouco diferente. Ainda que nem todos que poderiam brilhar tenham brilhado, a vitória veio no coletivo. Mesmo com Marquinhos liderando os números, a raça de Olivinha não deixou de aparecer, e Varejão voltou com tudo no segundo tempo de partida. Apagado e até mal na primeira etapa, o pivô campeão da NBA voltou com sangue nos olhos e também deu seus números ao jogo. Avassalador no garrafão da equipe de Helinho, anotou 13 pontos e liderou a eficiência, com 19, além de cinco de seis arremessos tentados. O já citado Marquinhos foi o cestinha com 25 pontos, e ainda deu duas assistências e dois rebotes. O último atributo muito bem trabalhado pelos cariocas hoje. Se para o técnico Gustavo de Conti, “defesa ganha jogo e rebote ganha campeonato”, seu time terá uma mão na taça caso repita o desempenho no jogo 5.

Imagem: LNB / Divulgação.

Cabeça para o desafio final

No fim da partida, o papo na zona mista foi a cabeça e o emocional para a partida decisiva. Jhonatan Luz enxerga que o time tem que conseguir se fechar, focando somente em uns aos outros dentro de quadra, esquecendo a interferência externa. Confira o que disse o camisa 7: “Temos que nos unir. Conhecemos a nossa energia de dentro pra fora. Se conseguirmos focar na gente, sabendo que tem um do lado do outro, apoiando, acho que vai calar o Pedrocão e vamos sair com a vitória”.

Olivinha, conhecido como o Deus da Raça Rubro-Negra do FlaBasquete, também comentou o assunto. Abre aspas para o vibrante ala-pivô: “Sem dúvida que vamos com uma confiança muito maior para Franca. Depois dessa partida de hoje com uma diferença muito gande, assim como foi o jogo 1, deu tudo certo pra gente, então com certeza vamos muito motivados e confiantes, e espero que dê tudo certo lá em Franca pra gente também. Pode ter certeza que vamos em busca de mais um título pro Flamengo”.




Compartilhe
Erick Viana
Autor
Jornalista formado pela UniCarioca e pós-graduado em Jornalismo Esportivo. Especializado na cobertura do Flamengo, une paixão pelo esporte e pela comunicação para levar informação com credibilidade e emoç...