Decisões da Conmebol e da FIFA dão novo peso à Libertadores 2023

16/03/2023, 08:55
Atualizado: 01/11/2023
Flamengo campeão Libertadores; edição de 2023 ganhou novo peso em função do novo Mundial de Clubes da FIFA

Na terça-feira (14), a FIFA oficializou o novo formato do Mundial de Clubes com 32 equipes. O Flamengo já está garantido no torneio, que acontecerá pela primeira vez em 2025. Entretanto, a alteração no formato da competição intercontinental deu novo peso à Libertadores da América 2023.

Caso o Flamengo conquiste a Libertadores de 2023, se classificará para o último Mundial de Clubes no formato atual. Sendo assim, apenas sete times estarão na disputa e o Mengão precisaria de apenas duas vitórias para ser campeão do mundo. No novo formato da FIFA, os clubes serão divididos em grupos e precisarão vencer muitos jogos para conquistar a taça.

Leia mais: Jorge Jesus se incomoda com pergunta e é sucinto ao falar sobre Flamengo

Além disso, o Rubro-Negro terá a chance de defender o título da Conmebol Libertadores em casa. Isso porque a Conmebol anunciou o Maracanã como sede da grande final. Em caso de título do Mais Querido, o clube se tornaria o maior vencedor do torneio continental no Brasil, com quatro conquistas.

Para chegar à final e conquistar o título, o Mengão precisará melhorar o desempenho que apresentou nos primeiros meses de 2023. Dessa forma, o clube trabalha para reforçar o elenco no mercado de transferências.

Flamengo tem 5 jogadores na seleção da América do Sul

O Jornal El País, do Uruguai, divulgou o resultado da tradicional eleição anual do time ideal da América do Sul. Atual campeão continental, o Flamengo conta com cinco atletas na lista. Comandante do Fla na campanha invicta, Dorival Júnior venceu como melhor treinador. Confira a seleção da América do Sul de 2022:

Weverton (Palmeiras); Gustavo Gómez (Palmeiras), David Luiz (Flamengo), Thiago Heleno (Athletico Paranaense); Everton Ribeiro (Flamengo), Gustavo Scarpa (Palmeiras), Lorenzo Faravelli (Independiente del Valle), Giorgian de Arrascaeta (Flamengo)Gabriel Barbosa (Flamengo)Pedro (Flamengo), Julián Álvarez (River Plate).

Além de conquistar vaga no time ideal da América do Sul em 2022, o atacante Pedro recebeu outro prêmio do jornal El País. O camisa 9 do Mengão foi eleito Rei da América. O craque marcou 12 gols e deu duas assistências em 11 jogos da Libertadores. 


Compartilhe
Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.