Decisões da Conmebol e da FIFA dão novo peso à Libertadores 2023

Na terça-feira (14), a FIFA oficializou o novo formato do Mundial de Clubes com 32 equipes. O Flamengo já está garantido no torneio, que acontecerá pela primeira vez em 2025. Entretanto, a alteração no formato da competição intercontinental deu novo peso à Libertadores da América 2023.
Caso o Flamengo conquiste a Libertadores de 2023, se classificará para o último Mundial de Clubes no formato atual. Sendo assim, apenas sete times estarão na disputa e o Mengão precisaria de apenas duas vitórias para ser campeão do mundo. No novo formato da FIFA, os clubes serão divididos em grupos e precisarão vencer muitos jogos para conquistar a taça.
Leia mais: Jorge Jesus se incomoda com pergunta e é sucinto ao falar sobre Flamengo
Além disso, o Rubro-Negro terá a chance de defender o título da Conmebol Libertadores em casa. Isso porque a Conmebol anunciou o Maracanã como sede da grande final. Em caso de título do Mais Querido, o clube se tornaria o maior vencedor do torneio continental no Brasil, com quatro conquistas.
Para chegar à final e conquistar o título, o Mengão precisará melhorar o desempenho que apresentou nos primeiros meses de 2023. Dessa forma, o clube trabalha para reforçar o elenco no mercado de transferências.
Flamengo tem 5 jogadores na seleção da América do Sul
O Jornal El País, do Uruguai, divulgou o resultado da tradicional eleição anual do time ideal da América do Sul. Atual campeão continental, o Flamengo conta com cinco atletas na lista. Comandante do Fla na campanha invicta, Dorival Júnior venceu como melhor treinador. Confira a seleção da América do Sul de 2022:
Weverton (Palmeiras); Gustavo Gómez (Palmeiras), David Luiz (Flamengo), Thiago Heleno (Athletico Paranaense); Everton Ribeiro (Flamengo), Gustavo Scarpa (Palmeiras), Lorenzo Faravelli (Independiente del Valle), Giorgian de Arrascaeta (Flamengo); Gabriel Barbosa (Flamengo), Pedro (Flamengo), Julián Álvarez (River Plate).
Além de conquistar vaga no time ideal da América do Sul em 2022, o atacante Pedro recebeu outro prêmio do jornal El País. O camisa 9 do Mengão foi eleito Rei da América. O craque marcou 12 gols e deu duas assistências em 11 jogos da Libertadores.