Decidir em casa ou fora? Quem leva vantagem em finais da Copa do Brasil

28/08/2023, 16:12
Taça da Copa do Brasil; Flamengo decidirá torneio contra o São Paulo atuando como visitante

Nesta segunda-feira (28), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteou a ordem dos mandos de campo das finais da Copa do Brasil, entre Flamengo e São Paulo. Atual campeão, o Fla irá decidir o torneio no Morumbi, o que pode ser vantajoso para o time. Afinal, as equipes que decidiram o torneio fora de casa levam pequena vantagem na comparação com os mandantes.

Em 34 edições de Copa do Brasil, os times que decidiram fora de casa possuem 55% de aproveitamento em finais. No total, o torneio nacional foi conquistado por times visitantes em 19 oportunidades e 15 vezes por equipes que jogavam em seus domínios.

Leia mais: Eric Faria: Arrascaeta só joga final da Copa do Brasil por milagre

Tetracampeão do torneio, o Flamengo já disputou quatro finais como visitante e tem 50% de aproveitamento. O Mengão foi o primeiro clube a conquistar o torneio fora de casa, em 1990. Após vencer o Goiás no primeiro jogo, empatou a partida de volta e levantou a taça no Serra do Dourada,

O segundo título como visitante foi contra o Vasco. No entanto, vale destacar que os duelos de ida e volta foram disputados no Maracanã, mas o rival do Mengão era o mandante na segunda partida.

Por outro lado, o Flamengo já perdeu duas finais de Copa do Brasil atuando longe de seus domínios. Em 2003, contra o Cruzeiro, a equipe empatou no Maracanã e perdeu por 3 a 1 fora de casa. Os times voltaram a se encontrar em 2017, mas o Rubro-Negro perdeu a decisão nos pênaltis.

Veja o retrospecto do Flamengo como visitante em finais da Copa do Brasil:
  • 1990 – Flamengo campeão contra o Goiás – decidiu no Serra Dourada (fora)
  • 2003 – Flamengo vice-campeão contra o Cruzeiro – decidiu no Mineirão (fora)
  • 2006 – Campeão contra o Vasco – decidiu no Maracanã, mas não era o mandante
  • 2017 – Vice-campeão contra o Cruzeiro – decidiu no Mineirão (fora)

O jogo contra o Flamengo será apenas a segunda final de Copa do Brasil de história do São Paulo. Em 2000, o clube paulista foi vice-campeão ao enfrentar o Cruzeiro e disputou o segundo jogo fora de casa.

Sampaoli comenta Flamengo visitante na final da Copa do Brasil

Antes mesmo da realização do sorteio, o técnico Jorge Sampaoli afirmou que atuar como visitante na segunda partida não será o diferencial na decisão. Segundo o treinador do Flamengo, a equipe terá dois jogos muito difíceis contra o São Paulo e precisa tenta vencer os dois.

O local agora é circunstancial. Sabemos que temos dois jogos e vamos tentar ganhar os dois para tentar ser campeão. A dificuldade não vai ser o local, vai ser o São Paulo. Para nós, o importante é a final, e para mim profissionalmente. Tem que preparar para esse jogo extremamente difícil, mas a motivação é muita


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.