De Vizeu x Rhodolfo a Romário x Sávio: relembre brigas no Flamengo
Nesta terça-feira (15), mais um episódio de agressão foi registrado no Flamengo: Gerson e Varela trocaram socos e o lateral fraturou o nariz. Brigas entre membros de uma mesma equipe estão longe de serem algo raro no futebol e o Fla já foi palco deste tipo de situação em outros momentos.
As brigas entre jogadores do Flamengo ocorreram diferentes momentos do clube e do time, de períodos de má fase a elenco que fizeram campanhas de título. Dessa forma, relembre, abaixo, algumas delas.
Leia mais: Varela tem fratura confirmada e usará máscara de proteção contra o Grêmio
Felipe Vizeu x Rhodolfo
A confusão entre Felipe Vizeu e o zagueiro Rhodolfo durante a vitória sobre o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro de 2017, certamente é ainda está viva na memória do torcedor. Afinal, todos os desdobramentos do caso foram muito marcantes.
Tudo começou com uma discussão pelo posicionamento na cobrança de escanteio do time paulista. O zagueiro proferiu soco nas costas do atacantes e ambos ambos encostaram a cabeça, como se estivessem se desafiando. Os jogadores precisaram intervir para evitar uma briga.
Em seguida, Vizeu marcou um gol e mostrou o dedo do meio para Rhodolfo durante a comemoração. A transmissão mostrou o zagueiro e foi possível perceber ele dizer as palavras: “Eu vou quebrar esse moleque lá dentro”.
Apesar das ameaças e discussões, os jogadores concederam entrevista juntos após o fim da partida e afirmaram que o caso estava superado.
Ibson x Fabiano Eller
No dia 7 de julho de 2004, o Flamengo enfrentou o Criciúma pelo Brasileirão e aconteceu mais uma briga entre jogadores. Ibson e Fabiano Eller trocaram empurrões durante o segundo tempo do confronto. No entanto, diferentemente do que aconteceu com Vizeu e Rhodolfo, o juiz puniu os dois atletas com cartões amarelos.
Como já estavam amarelados na partidas, ambos foram expulsos e deixaram o Flamengo com um a menos pelos 10 minutos restantes. Jogando fora de casa, o time teve que recuar e conseguiu segurar o empate em 1 a 1 até o apito final.
Ronaldo X Leandro Machado
Durante preparação para enfrentar o Friburguense, pelo Campeonato Carioca de 2000, o atacante Leandro Machado não gostou de uma entrada mais dura de Ronaldo e tentou agredi-lo com um chute. O zagueiro partiu para cima, resultado em troca de socos e empurrões.
Romário x Sávio
A briga envolvendo Romário e Sávio no Flamengo também recebeu bastante destaque. Num amistoso contra o Kashiwa Reysol, Romário reclamou muito com Sávio em função de um passe errado. Durante para o vestiário, ele teria acertado chute no companheiro.
A história envolveu até Zico, maior ídolo da história do clube. Isso porque, o sogro de Sávio telefonou para o ídolo e pediu uma intervenção. O presidente Kleber Leite, contudo, disse a Zico que a situação já estava sob controle.
No entanto, vale ressaltar que Sávio se apresentou à seleção brasileira pouco depois do ocorrido e negou que tenha sido agredido.
“Não é verdade que o Romário tenha me batido. Se tivesse acontecido agressão, não ia ficar assim. Só quem encosta a mão em mim são meu pai e minha mãe, para quem eu dou essa liberdade. Se acontecer agressão, vou revidar.”
Djalminha x Renato Gaúcho
O desentendimento entre Djalminha e Renato Gaúcho não foi muito diferente dos outros que aconteceram no clube, mas gerou consequências muito mais severas. Os dois atletas discutiram durante Fla x Flu pelo Carioca de 1993.
O Flamengo vencia o clássico por 2 a 0, com dois gols de Renato. No entanto, após uma expulsão, a equipe levou uma virada. Já no fim do jogo, Djalminha perdeu disputa pelo alto e foi duramente cobrado pelo companheiro. Assim, ambos os atletas passaram a discutir, se xingar e trocaram empurrões. Agressões só não ocorreram graças à intervenção dos jovens Marcelinho Carioca e Marquinhos.
A diretoria decidiu que punir os atletas com penas diferentes. Enquanto Renato ficou afastado por seis dias das atividades, Djalminha foi emprestado ao Guarani até o fim da temporada, com passe fixado em 700 mil dólares. O jogador, que nunca mais vestiu o Manto na carreira, passou a bilhar para o futebol justamente no clube de Campinas.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.