De reserva na final de 2013 a candidato a ídolo do Flamengo em 2022: a trajetória discreta e firme do goleiro Santos

19/10/2022, 16:02
Goleiro Santos encaixando a bola durante aquecimento

Aderbar Melo dos Santos Neto, conhecido também como Santos, é o dono da posição no gol do Flamengo. O goleiro tem se destacado principalmente pela simplicidade dentro e fora de campo, faz defesas difíceis parecerem fáceis, o que gerou até um meme entre a torcida de que o goleiro “não dá rebote”.

A história do goleiro é pautada em resiliência e paciência pelas oportunidades. Em 2013, quando Flamengo e Athletico-PR se enfrentaram pela final da Copa do Brasil, Santos estava no banco de reservas do time paranaense. O titular na época, era Weverton, goleiro que hoje pertence ao Palmeiras.

Confira também: Santos tem números monstruosos e aproveitamento absurdo no Flamengo

Há nove anos, Santos assistiu do banco seu time perder para o Flamengo por 2 a 0, no Maracanã. Todavia, o destino costuma agir em favor daqueles que trabalham duro e nesta quarta-feira (19), no mesmo estádio, o goleiro poderá escrever uma nova história, sendo uma das peças fundamentais para o Fla ter chegado onde chegou, Santos poderá deixar o estádio como ídolo da maior torcida do mundo.

Desde aquela partida, Santos já levantou troféus importantes por Athletico-PR e Seleção Brasileira. Foi campeão da Copa Sul-Americana 2018 e 2021 e da própria Copa do Brasil, em 2019. Com a camisa da seleção, ganhou a medalha de ouro olímpico em 2021. Entretanto, seu jeito comedido faz com que raramente receba o devido reconhecimento.

Com 32 anos, Santos se sobressai entre jogadores badalados, principalmente por não se parecer com eles. Não possui vaidades, como muitas joias ou cortes da cabelo chamativos. Dizem, inclusive, que possui uma voz tímida pouco ouvida no vestiário do Flamengo.

Final da Copa do Brasil será 32º jogo consecutivo de Santos pelo Flamengo

Desde que chegou ao Flamengo, Dorival Júnior tem priorizado as partidas de copa, poupando o time titular no Brasileirão. Contudo, o único jogador que permanece é o goleiro, a final da Copa do Brasil contra o Corinthians será o 32º jogo consecutivo de Santos no gol do Flamengo.

No total, são 35 jogos com a camisa rubro-negra e números impressionantes. Não sofreu gol em 17 partidas (48,5 %) e sofreu apenas 23 gols, tendo média de 0,65 gol sofrido por partida. Pela Copa do Brasil, a média fica ainda melhor, são 7 jogos e apenas 2 gols sofridos, média de 0,28 gol por jogo.

As grandes atuações pelo Flamengo, fizeram o nome do goleiro ser especulado na Seleção Brasileira e também receber elogios de Diego Alves. “O Santos é titular merecidamente. Acredito que é o goleiro em melhor fase no Brasil neste momento. Foi uma contratação para o presente e para o futuro”.


Tags:
Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.