De reserva a peça-chave: como Lázaro conseguiu reviravolta na Espanha
Aos 20 anos de idade, Lázaro, promessa da base rubro-negra, deixava o Rio de Janeiro rumo à Espanha. Mesmo sem encerrar a temporada de 2022 defendendo a camisa do Flamengo, o mineiro de Belo Horizonte foi fundamental para o Flamengo jogando em sua casa. Foi dele o gol na ida das oitavas da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG, que deu sobrevida ao Flamengo no confronto.
No início de setembro de 2022, Lázaro deixou o Flamengo rumo à equipe espanhola por 7 milhões de euros. O jovem jogador fez 60 partidas pelo Flamengo, marcando 8 gols e 7 assistências nas partidas que atuou em 2021 e 2022. Lázaro marcou na Libertadores, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Carioca.
Leia mais: Lázaro e companheiros fazem apelo contra racismo no futebol
No Almería, nada de vida fácil para Lázaro
Ainda que Lázaro fosse uma peça importante pra o Flamengo em 2022, muitas vezes como um “12º jogador”, ele não teve muito aproveitamento nos primeiros jogos. O site Footure destaca que, em 17 partidas, Lázaro sequer foi utilizado por opção do treinador. Apesar disso, o jogador foi fundamental no final da temporada, garantindo a permanência do Almería na La Liga.
Além disso, o Footure aponta também a importância tática de Lázaro para o Almería. Com a equipe atuando no 4-1-4-1, Lázaro atua mais aberto pelo lado direito, mas se movimenta constantemente durante a fase ofensiva, sem ficar aberto esperando a bola no pé. O Almería tem a 3ª pior média de recuperação no setor ofensivo. Com a bola retornando do campo de defesa, o meia é responsável por puxar as transições ofensivas.
O brasileiro tem passada larga e muita velocidade, tendo ótima condução e boa capacidade de proteger a bola com o pé direito. Porém, Lázaro tem algumas dificuldades para conduzir a jogada com o pé esquerdo, deixando muitas vezes a bola distante do corpo.
Almería tem potencializado as características do brasileiro
Buscando atacar sempre de maneira verticalizada, o Footure mostra que Lázaro tem um chute firme, sendo uma de suas principais características buscar sempre finalizar. São 2.32 finalizações de média com acerto ao alvo de 50%. Além disso, contra o Real Valladolid na penúltima rodada, o brasileiro chegou a dar 10 finalizações em 94 minutos.
Por fim, Lázaro foi bastante aclamado pela torcida do Almería, principalmente pelo seu crescimento na reta final da temporada e sendo crucial para a manutenção da equipe na principal divisão espanhola. Dessa forma, vale observar a próxima temporada do meia, que caso seja similar à reta final, não deve ficar no Almería por muito tempo.
Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.